O "Padrinho da World Music" <b>Ravi Shankar</b>, mestre da cítara que ajudou a popularizar a música indiana nos anos 60, morreu aos 92 anos em 11 de dezembro. Ele influenciou a cultura hippie e artistas como Beatles, Grateful Dead e John Coltrane. - AP

Norah Jones recebe homenagem póstuma do Grammy a Ravi Shankar

Carole King, The Temptations e Lightnin' Hopkins também receberam o prêmio de conjunto da obra

Rolling Stone EUA Publicado em 11/02/2013, às 13h20 - Atualizado às 13h38

O prêmio de conjunto da obra de Ravi Shankar, concedido pelo Grammy, foi aceito por Norah Jones e Anoushka Shankar, filhas do mestre da cítara, na tarde do último sábado, 9, de acordo com a agência de notícuas Associated Press.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

"Quando eu o via tocar, ele conseguia levar as pessoas a um estado meditativo incrível no qual elas fechavam os olhos e choravam, entravam em contato com algo mais importante", disse Anoushka Shankar, que também toca cítara, à agência Reuters.

Jones contou à AP que seu pai soube a respeito do prêmio uma semana antes de sua morte, em dezembro, aos 91 anos. "Ele sabia e ficou muito feliz. Também ficou feliz por ele e minha irmã Anoushka estarem indicados na mesma categoria para um Grammy, isso também foi uma coisa especial”, ela disse, se referindo ao fato de que o pai e a irmão disputavam o título de Melhor Disco de World Music. "Todos nós sentimos a falta dele e temos muito orgulho dele. Para sempre vou descobrir e redescobrir a música dele".

Durante a celebração dos prêmios de Méritos Especiais da Academia, que aconteceu no Wilshire Ebell Theatre, o prêmio de conjunto da obra ainda foi entregue para a cantora e compositora Carole King (também indicada na categoria Melhor Álbum de Pop Vocal Tradicional), o baixista Charlie Haden, o pianista clássico Glenn Gould, o guitarrista Ed blues Lightnin' Hopkins, The Temptations e a cantora Patti Page. Os fundadores da Chess Records Philip e Leonard Chess e os compositores Marilyn e Alan Bergman receberam um prêmio de mérito especial para não-artistas e os Grammys técnicos foram entregues aos desenvolvedores do MIDI Ikutaro Kakehashi e Dave Smith, além do fabricante de microfones Royer Labs.

grammy carole king ravi shankar Norah Jones Anoushka Shankar

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'