- Capa do novo Death Note (Foto:Reprodução)

Novo Death Note: Quais os principais cuidados que o autor do mangá precisa ter nesse retorno após 14 anos?

A editora japonesa Shueisha anunciou recentemente o lançamento de uma nova história no universo do caderno da morte e dos shinigami

Redação Publicado em 24/01/2020, às 18h51

Atenção: o texto abaixo contém spoilers de Death Note

Shueisha, a maior editora do Japão, anunciou recentemente o retorno de uma série de mangá à altura do status conquistado pela empresa. Nada mais nada menos que Death Note, uma das histórias em quadrinhos japonesas mais aclamadas, ganhará um one-shot de 87 páginas, ou seja, uma história completa contada em um livro, 14 anos depois do fim do original.

Escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata, a trama, publicada mensalmente na revista Shonen Jump (mesma que distribuiu Dragon Ball e Naruto) entre janeiro de 2003 e maio de 2006, acompanha a história do jovem estudante e gênio Light Yagami, que encontra um caderno vindo diretamente de um mundo mágico, com o poder de matar quem quer que tenha o nome escrito nas páginas dele.

Assim, o protagonista assume a persona de Kira, e começa a se dedicar a "criar o mundo perfeito" e, consequentemente, se tornar o Deus do Novo Mundo, julgando quem deve morrer e quem merece viver.

As mortes misteriosas que resultam dessa ação trazem à cena outro gênio, mas nesse caso, um detetive de nome L, que começa a investigar esses assassinatos aparentemente sem explicação. A partir desse ponto, e com a genialidade deles jogando de cada um dos lados da lei, começa uma partida de xadrez criminal, na qual um tenta pensar à frente do outro, e o outro tenta pensar à frente do que o outro tenta considerar como à frente.

Complicado? Sim, mas absolutamente incrível, imprevisível e intrigante.

Com tudo isso em mente (ufa!), pensamos em alguns fatores que o autor precisa tomar muito cuidado na hora de criar para essa nova história. Como por exemplo:

Novo protagonista

Infelizmente é inevitável, e é aqui que vamos dar o maior spoiler possível: tanto Light Yagami quanto L morrem.

Não vamos entrar em detalhe de como as mortes acontecem, mas precisávamos deixar isso claro para afirmar que: é essensical para o autor ter muito cuidado na hora de apresentar não apenas o novo protagonista, mas como todo o grupo que vai se envolver e ser afetado pelo item mágico que mata pessoas com um poder inexplicável, já que foi divulgado que o enredo se passará depois dos acontecimentos contados anteriormente.

Com base na capa já divulgada da nova edição (que pode ser vista abaixo), o novo personagem principal segura um celular, isso se levarmos em conta de que o menino de cabelo e roupas descoladas vai ser o novo protagonista

Apesar de a tecnologia exercer um papel importante nas investigações do mangá original, apresentar esse dispositivo eletrônico na capa pode ser um indício de que a história dará um foco maior para o aparelho, talvez para trazer a trama para os tempos atuais.

E isso pode ser preocupante, já que se trata de um caderno da morte, no qual é preciso escrever os nomes nas folhas dele, e não um celular da morte, no qual você envia uma mensagem de WhasApp para matar alguém.


Dinâmica entre o bem e o mal

Como dito antes, a dinâmica entre Kira e L, nessa jogo de gato e rato, é extremamente bem escrita e criativa, com os dois tentando prever o próximo passo do outro antes mesmo de qualquer um se mover. 

A genialidade dessa interação dos dois nunca foi vista em nenhum mangá, ou anime, ou graphic novel. Tanto que após a morte do detetive, o próprio mangá original perdeu força com o público ao tentar apresentar um novo investigador para enfrentar o dono do caderno. 

Então imagine só, que se não deu certo nem no original, o cuidado na hora de instaurar novos personagens, um em cada polo dos conceitos de moral e ética, precisará ser dobrado. Ou melhor, triplicado. Talvez até mais. A perfeição com a qual a dupla inicial foi criada vai além do normal, o que torna todo esse desafio de criar um novo conflito muito mais difícil.


Veja abaixo a capa da nova história de Death Note, que será publicada no Japão no dia 4 de fevereiro. 

O anime original completo de Death Note está disponível na Netflix, além dos três filmes japoneses e também o tão odiado longa produzido pela própria plataforma de streaming, estrelado por atores norte-americanos.


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL 

entretenimento Geek hq anime death note Nerd mangá comics otaku

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein