Capa do livro <i>Grey</i>, de E.L. James - Divulgação

Novo livro da franquia Cinquenta Tons vende mais de 1 milhão de cópias em quatro dias

Em Grey, a britânica E.L. James escreve a mesma trama pela perspectiva do personagem Christian Grey

Redação Publicado em 23/06/2015, às 16h00 - Atualizado às 17h05

Grey, a mais recente obra da escritora britânica E.L. James, criadora do fenômeno de vendas Cinquenta Tons de Cinza, tem se saído tão bem-sucedida quanto os livros que a inspiraram.

Ainda que seja literatura barata, Cinquenta Tons de Cinza estimula o mercado a olhar para a pornografia voltada à mulher.

Em apenas quatro dias desde o lançamento, em 18 de junho, foram vendidos só nos Estados Unidos 1,1 milhão de exemplares da história contada pelo ponto de vista do personagem Christian Grey. Christian é o par romântico de Anastasia Steele, protagonista e narradora dos três livros da saga Cinquenta Tons de Cinza.

Apesar dos números estratosféricos, as críticas do lançamento não são tão positivas. Para o jornal britânico Daily Mail, por exemplo, Grey repete o mesmo enredo dos antecessores, visão compartilhada por alguns leitores.

E.L. James disse ter escrito a nova edição diante de inúmeros pedidos de fãs. "Christian é um personagem complexo e os leitores são fascinados pelos desejos, motivações e pelo passado conturbado dele. Além disso, como qualquer um sabe, há sempre dois lados para cada história", afirmou ela.

A trilogia Cinquenta Tons já vendeu mais de 125 milhões de cópias em todo o mundo e gerou um filme de sucesso da Universal Pictures, estrelado por Jamie Dornan e Dakota Johnson. Cinquenta Tons Mais Escuros, o segundo longa-metragem baseado na trama literária da escritora inglesa, é esperado em fevereiro de 2017.

Sexo chocho e ator sem carisma destroem apelo do filme: leia a crítica .

50 Tons mais Escuros

Em entrevista ao site da revista The Hollywood Reporter, Donna Langley, presidente da Universal Pictures, revelou que a continuação de Cinquenta Tons de Cinza “será um suspense”. Não foram revelados mais detalhes sobre o enredo, mas, no livro Cinquenta Tons Mais Escuros, vive-se momentos de tensão envolvendo o protagonista Christian Grey.

Não será fácil superar o trabalho de estreia, um sucesso mundial que arrecadou mais de US$ 500 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) e registrou a melhor bilheteria de estreia de um trabalho dirigido por uma mulher nos Estados Unidos, o recorde de venda de ingressos pela internet no país e o recorde de arrecadação de uma obra de recomendação etária adulta no exterior. A marca antes era pertencente a Matrix Revolutions.

Exibição de Cinquenta Tons de Cinza é proibida no Quênia.

O próximo filme sofrerá alterações na equipe. A diretora Sam Taylor-Johnson, por exemplo, não continuará no cargo por divergências com E.L. James. A autora não teria ficado satisfeita com o resultado final. Segundo Donna Langley, contudo, “o produto final é exatamente o que o estúdio e eu queríamos fazer e o que nossa diretora queria fazer”.

Além disso, Kelly Marcel não será mais roteirista e Niall Leonard, marido de E.L. James, fará parte da equipe que escreverá o longa. “Ele [Leonard] fez uma contribuição não creditada, no primeiro filme, e fez um trabalho muito bom”, disse a presidente da Universal.

entretenimento brasil cinquenta tons de cinza e.l. james novo livro cinquenta tons mais escuros hristian Grey

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein