O Exorcista pode virar minissérie

Produção tem roteiro pronto e contará com o diretor original, garantiu o roterista do clássico do terror

Da redação Publicado em 16/11/2009, às 12h38

O Exorcista, clássico de terror de 1973, poderá ganhar sobrevida na TV. É o que indica a entrevista à revista Cemetery Dance de William Peter Blatty, autor do livro e, depois, do roteiro sobre a luta de um padre para reverter a possessão demoníaca da jovem Regan MacNeil.

A revelação veio à tona quando Blatty, ao ser perguntado se mudaria algo no filme que tornou seu nome mundialmente famoso, fala sobre seu "roteiro para uma minissérie O Exorcista".

"Sim e não", ele responde sobre a possibilidade de alterar algum detalhe no filme original. "Adoraria poder incluir o sub-enredo envolvendo Karl e sua filha Elvira que fiz para a primeira versão do roteiro. Mas aquele roteiro ultrapassou 172 páginas, muito, muito longo. Mas posso fazer do meu jeito num futuro próximo, já que escrevi o roteiro para uma minissérie O Exorcista que não apenas inclui fielmente todos os elementos principais do romance como também traz algum material novo assustador, assim como um novo final, e talvez muito mais satisfatório."

Segundo Blatty, "Billy" topou dirigir a atualização televisiva de O Exorcista (ele não revelou produtora ou canais associados ao projeto). É esse o apelido de William Friedkin, diretor da produção de terror e de Operação França, que lhe deu o Oscar de diretor em 1971. Era notória a rixa entre Blatty e ele a respeito do final escolhido para O Exorcista, que não agradou o escritor. O último longa do cineasta, Possuídos, foi lançado há três anos, com Ashley Judd como protagonista.

Karl, no caso, é o personagem de Rudolph Schündler, guardião da casa de Chris e Regan Mac Neil, mãe e filha. A subtrama ausente do filme levanta questões sobre a morte de outro personagem, Burke Dennings.

O Exorcista, com Linda Blair no papel da garota a ser exorcizada, foi um dos maiores sucessos de bilheteria dos anos 70, além de conseguir 10 indicações ao Oscar, das quais ganhou duas (roteiro adaptado e som). Depois disso, Blatty ainda roteirizou segunda e terceira parte da franquia, que saíram em 1977 (de John Boorman) e 1990 (dessa vez, ele também assumiu a direção).

cinema Terror o-exorcista william-peter-blatty

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'