Lou Reed e John Cale - Mark Lennihan/AP

“O mundo perdeu um ótimo compositor e poeta. Eu perdi meu amigo de escola’, diz John Cale sobre a morte de Lou Reed

Dupla fundou o Velvet Underground, grupo que influenciou o rock e o punk, na década de 60; o líder da banda morreu neste domingo, 27, aos 71 anos

Redação Publicado em 28/10/2013, às 08h59 - Atualizado às 09h03

John Cale, antigo parceiro de Lou Reed, desde antes dos tempos de Velvet Underground, manifestou o luto pela morte do amigo e companheiro musical, ocorrida neste domingo, 27, ainda sem causa definida – Reed havia passado por uma cirurgia de transplante de fígado em maio.

Morre aos 71 anos Lou Reed, lendário músico do Velvet Underground: saiba mais da vida do “animal” do rock.

Pelo Facebook, Cale fez um depoimento curto, porém emocionante. “O mundo perde um ótimo compositor e poeta”, escreveu ele. “Eu perdi meu amigo de escola”, completou ele.

Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.

Com formação clássica, Cale se juntou a Reed e, juntos, formaram uma banda chamada Primitives, que logo depois passaria a ser chamada The Warlocks. Foi já em companhia do guitarrista Sterling Morrison e a baterista Maureen Tucker, eles se tornaram o Velvet Underground, em meados da década de 60.

“Ao contrário de muitos com histórias semelhantes, [nós] temos o melhor de nossa fúria dispostas em vinil, para o vislumbre do mundo”, escreveu Cale, já em depoimento divulgado pela gravadora Universal Music.

Juntos, Reed e Cale criaram o embrião do rock propagado pelo Velvet Underground, sujo, visceral, urbano e, ainda assim, belo (em letras e melodias).Lançaram juntos dois discos,

The Velvet Underground & Nico (1967) e White Light/White Heat (1968).

Veja imagens de momentos da vida de Lou Reed.

A banda chamou atenção de Andy Warhol. "Andy costumava exibir os filmes dele na gente", Reed contou certa vez. "Usávamos preto para que desse para ver o filme. Mas a gente só usava preto, de qualquer forma".

Relembre parcerias inusitadas da música, como a de Lou Reed com o Metallica.

O depoimento de Cale diz que nem mesmo a pior notícia poderia ser tão devastadora quanto a morte do companheiro, ela “empalidece em comparação com o nó na garganta e o buraco no meu estômago”, escreveu.

Músicos que interpretaram músicos em filmes e séries: Lou Reed.

O depoimento continua: “duas crianças têm um encontro por acaso e, 47 anos depois, lutam e amam da mesma maneira – perder qualquer um dos dois é incompreensível”, escreveu. “Destruído agora e para sempre”,

Cale e Reed se encontraram há pouco, revelou o guitarrista. Eles, que passaram duas décadas distantes após a partida do primeiro do Velvet, voltaram ao mesmo estúdio para gravar o álbum Songs for Drella, um disco em homenagem a Andy Warhol, o empresário e mentor da banda.

Top 10: uma viagem musical pela carreira do diretor Danny Boyle: Lou Reed, "Perfect Day".

“Os risos que compartilhamos apenas algumas semanas atrás servirão para que eu me lembre, para sempre, de tudo que era bom entre nós”, concluiu Cale.

música morte adeus luto lou reed velvet underground companheiros john cale

Leia também

Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos