Parlamento Europeu aperta cerco à pirataria

Instituição da União Europeia cancela emenda que zelava por mais cautela na hora de cortar a internet de usuários "piratas"

Da redação Publicado em 25/10/2009, às 19h00

O Parlamento Europeu, integrado à União Europeia, deu sinal verde para que os 27 estados-membros que representa cortem a conexão de internautas que baixam conteúdo ilegalmente.

A decisão se espelha na postura da França, cujo parlamento aprovou, no mês passado, lei que prevê desconexão à internet, multa e prisão aos infratores de direitos autorais.

A instituição abandonou uma emenda, incorporada a seu Pacote das Telecomunicações, que dificultaria o bloqueio à rede sem que o caso fosse julgado por uma autoridade judicial.

Dizia a Emenda 138: "Quaisquer medidas responsáveis por restringir direitos fundamentais ou liberdades poderão ser tomadas apenas em circunstâncias excepcionais (...) e devem ser sujeitas a garantias processuais adequadas, em conformidade com a Convenção Europeia para a Proteção de Direitos Humanos, incluindo proteção judicial efetiva e devido processo legal".

A própria França se atrapalhou ao tentar aprovar uma versão da Hadopi (como a lei antipirataria é conhecida) que deixava nas mãos de um núcleo administrativo o poder de cancelar o acesso à rede, após reincidência do infrator. O projeto de lei acabou sendo revisado para assegurar que a decisão de tirar a internet de alguém caiba somente a um tribunal de direito.

Ao anular a emenda, o Parlamento Europeu - que tem uma de suas cadeiras ocupada por um membro do Partido Pirata da Suécia, terra natal dos fundadores do site The Pirate Bay - dá aos estados-membros permissão para instruir provedores a desconectar pessoas que insistam em fazer download gratuito, tudo sem precisar de uma ordem judicial.

pirataria leis-antipirataria

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada