Paul McCartney - AP

Paul McCartney: "Beatles consideraram a possibilidade de uma reunião"

O músico diz que as tentativas de juntar o grupo nunca conseguiram ter os quatro integrantes a favor

<i>Rolling Stone EUA</i> Publicado em 16/02/2012, às 13h21 - Atualizado às 15h20

Leia abaixo trechos da entrevista realizada por Brian Hiatt para a matéria de capa da edição 1151 da Rolling Stone EUA.

Os Beatles consideraram a possibilidade de voltarem à ativa quando os quatro integrantes ainda eram vivos, conta Paul McCartney. "Discutimos o plano de juntar os Beatles algumas vezes", ele disse à Rolling Stone EUA, "mas não se concretizou, não havia paixão o suficiente por trás da ideia."

De acordo com McCartney, a banda estava bastante satisfeita com o ciclo criativo que tinham completado e tinha medo de estragar seu legado. "Mais do que isso, poderíamos ter arruinado todo o conceito de Beatles, ao ponto de dizerem: 'Ah, meu Deus, eles não eram bons”, ele acredita. “As sugestões de reunião nunca foram convincentes o suficiente. Eram bacanas quando aconteciam - 'Seria bom, sim’ – mas aí algum de nós sempre acabava sempre não gostando. E isso bastava, pois éramos uma perfeita democracia.”

Apesar de os Fab Four nunca terem se reunido, várias combinações de membros da banda tocaram juntos em diferentes projetos e ocasiões especiais nas décadas seguintes ao fim do grupo, em 1970. Ringo Starr apareceu em gravações solo de John Lennon, George Harrison e McCartney, e tanto Starr quanto McCarney apareceram em "All These Years Ago", canção de Harrison escrita em homenagem a Lennon. Os três também terminaram demos "Free As A Bird" e "Real Love", de Lennon, para a série Beatles Anthology.

Alguns dos Beatles também se reconectaram para colaborações aleatórias ao vivo, incluindo a performance de Starr e Harrison juntos no Concert for Bangladesh em 1971 e a vez em que McCartney, Harrison e Starr tocaram “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" no casamento de Eric Clapton em 1979.

McCartney e Lennon se reuniram rapidamente para uma jam session em estúdio em 1974, que também contou com a presença de Stevie Wonder, Harry Nillson, Linda McCartney e Bobby Keys. "Estávamos chapados”, McCartney conta sobre a sessão, que foi imortalizada no bootleg Toot and a Snore. "Eu acho que não tinha ninguém naquele estúdio que não estivesse chapado. Por alguma razão bizarra, decidi assumir a bateria. Era só uma festa, sabe. Usar a palavra ‘desorganizado’ seria subestimar completamente. Pode ser que eu tenha feito uma tentativa fraquinha de restaurar a ordem – 'pessoal, sabe, vamos pensar em uma música, essa seria uma boa ideia' – mas não consigo lembrar se fiz isso mesmo ou não."

Paul McCartney Ringo Starr Beatles John Lennon George Harrison

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein