-

A pedido do Spotify, Apple será investigada pela União Europeia

Em março, a empresa sueca abriu uma reclamação formal contra as estratégias de mercado usadas pela concorrente norte-americana

Redação Publicado em 06/05/2019, às 16h10

De acordo com um relatório publicado pelo Financial Times, a Apple será investigada após o Spotify formalizar uma reclamação de quebra de legislação para a Comissão Europeia em março.

De acordo com o documento, a empresa sueca (líder do mercado das plataformas digitais de música) alega que a concorrente norte-americana não tem mantido práticas justas de disputa de espaço, recorrendo a práticas para desfavorecer os competidores e aumentar seus próprios números.

Entre outros pontos, o Spotify denuncia a Apple por impedir que os usuários de iOS tenham acesso a produtos específicos e também não oferecer atualizações do aplicativo concorrente.  

Segundo uma fonte não identificada pela Financial Times, o braço executivo da União Europeia deve confirmar nas próximas semana a data do início da investigação preliminar, que será liderada por Margrethe Vestager, política dinamarquesa e atual Comissária Europeia para a Concorrência.

Em março, quando o Spotify deu início a essa movimentação judicial, Daniel Ek, CEO da empresa, declarou que "nos últimos anos, a Apple incluiu regras à App Store que limitam propositalmente a escolha" dos usuários. E ele completa que a concorrente "age como jogador e juiz para deliberadamente desfavorecer outros desenvolvedores de aplicativos".

++++ Cheia de amor, Cynthia Luz se posiciona como dona da voz (rouca) em ascensão do pop e R&B nacional

música streaming Spotify investigação apple music plataformas digitais

Leia também

Mulher que acusou Tommy Lee de agressão sexual pede arquivamento do processo


Guns N' Roses 'estão tentando' fazer um novo álbum, diz Slash


Dabney Coleman, ator de Como Eliminar Seu Chefe, morre aos 92 anos


Chris Pratt lamenta morte do dublê dele: 'Galã absoluto'


Morre Frank Ifield, ícone do country que ajudou no sucesso dos Beatles, aos 86 anos


Morre o cineasta Toni Venturi aos 68 anos