O maestro titular Edilson Ventureli da Orquestra Juvenil de Heliópolis, a cantora Pitty e Fernando Molinari, do Fernando Molinari Trio, no encerramento do Samsung E-Festival - Divulgação

Pitty e Fernando Molinari Trio celebram o rock nacional no encerramento do Samsung E-Festival

A Orquestra Juvenil Heliópolis complementou o espetáculo, realizado na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo

Julia de Camillo Publicado em 10/07/2017, às 12h41 - Atualizado às 19h05

A noite fria de domingo, 9, deu dois presentes a quem estava nas imediações do Auditório Ibirapuera, em São Paulo: uma lua cheia no céu de poucas nuvens e um espetáculo em celebração ao suprassumo do rock nacional.

O Samsung E-Festival é um concurso anual que seleciona artistas instrumentais e dá a eles a oportunidade de gravar um single, além de um prêmio de R$ 30 mil para auxiliar na carreira musical. O show gratuito teve a participação do artista escolhido por meio de voto popular, entre outros nove concorrentes. A seleção passou pela curadoria do maestro Ruriá Duprat e teve mais de 700 inscritos.

Precisamente às 19h12, Pablo Morais, que vive Deco na Malhação, subiu ao palco para apresentar o evento. A primeira rodada de música ficou na mão do vencedor do concurso, o Fernando Molinari Trio. A plateia precisou de um momento para se localizar e se acostumar com o som, uma banda instrumental, mas após a “surpresa” inicial, mostrou-se receptiva e calorosa aos vencedores do concurso.

O baixista e compositor Fernando Molinari, natural de São Paulo, evidencia em seu trabalho o estilo fusion, com elementos de rock, prog, funk e música brasileira. “Esta foi a primeira vez em que eu me inscrevi, fiquei bem surpreso de ir para a final, e mais surpreso ainda de ter vencido”, ele contou em coletiva realizada pouco antes da apresentação. “Nosso trabalho sempre foi voltado mais para fora do Brasil, exatamente porque a gente não tem muito espaço por aqui, então essa é uma oportunidade muito especial.”

A multidão que se aglomerava na plateia externa do Auditório teve a oportunidade de conhecer quatro músicas autorais do grupo vencedor antes de receber a Orquestra Juvenil Heliópolis, que foi criada pelo maestro Silvio Baccarelli há 20 anos, após o incêndio que atingiu a comunidade de Heliópolis. Para dar o tom à performance, os 60 instrumentistas fizeram um medley dos grandes sucessos dos Beatles.

“Esse projeto é bacana para desmistificar um pouco da imagem que as pessoas têm de uma orquestra sinfônica. Já começa com o nome errado: ‘música erudita’. Já é um nome que afasta de todo mundo. Na verdade, uma orquestra é tão democrática quanto qualquer outro organismo”, explicou o maestro titular Edilson Ventureli durante o encontro com a imprensa. Sobre a relação da orquestra com o rock, Ventureli defendeu que “uma linguagem não impede a outra”. Ele ressaltou a necessidade de “mostrar para as pessoas que uma orquestra sinfônica é tão pop quanto qualquer artista”.

Aquecendo o público para a convidada especial que viria a seguir, a Orquestra revisitou clássicos de alguns dos maiores nomes do rock nacional, como Rita Lee, Raul Seixas, Renato Russo, Nando Reis, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Os grandiosos instrumentais permitiram que a plateia cantasse as letras das canções com vontade.

Mas o grande momento da noite veio quando Pablo Morais introduziu a cantora Pitty, convidada especial da noite. Acompanhada pela Orquestra e pelo Fernando Molinari Trio, ela combinou guitarras e violinos em três canções de seu próprio repertório: “Na Sua Estante”, “Serpente” e “Me Adora”.

“É, acabou. Vocês querem ouvir mais alguma?”, ela disse, tendo uma resposta positiva do público. “A gente pode repetir uma das três, que são as que a gente já tem mais ensaiadinhas.” Após tentar distinguir uma resposta em meio aos gritos do público, a baiana executou “Serpente” uma terceira vez antes do evento chegar ao fim.

música show pitty renato russo roberto carlos Música Brasileira Nando Reis raul seixas Rita Lee rock brasileiro skank erasmo carlos malhação música instrumental samsung efestival conc orquestra juvenil de heliópolis fernando molinari trio

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein