Planta & Raiz - Divulgação

Planta & Raiz revisita sucessos da banda em disco de dub

O vocalista Zeider falou à Rolling Stone Brasil sobre Planta Adubada, marcha da maconha e os planos para 2012; ouça a nova versão de "Com Certeza"

Bruno Raphael Publicado em 15/12/2011, às 12h33 - Atualizado às 18h53

O Planta & Raiz, um dos nomes mais conhecidos do reggae no Brasil, decidiu revisitar a carreira em seu novo álbum, Planta Adubada. Como o nome indica, a ideia é simples: pegar grandes hits da banda e encorpá-los com outros elementos – no caso, o dub, com tudo gravado em formato analógico. "Queríamos mostrar a nossa cara e fazer um 'reggão' de verdade, trazer nossa essência", explica o vocalista Zeider (o segundo na foto ao lado, da esquerda para a direita), em entrevista à Rolling Stone Brasil. O álbum, gratuito, estará disponível para download no site oficial da banda, a partir das 21h desta quinta, 15.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

No total, foram dez faixas regravadas (incluindo o hit "Com Certeza", que você pode ouvir abaixo) para Planta Adubada, todas produzidas por Buguinha (ao centro da foto), recifense que trabalhou anteriormente com Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, entre outros. "Nós regrávamos todas as músicas na casa do Buguinha", conta Zeider, explicitando que a vontade era voltar às raízes da banda. "A gente vive pra cada vez mais buscar a essência do som dentro de nós mesmos", divaga o cantor.

A seleção de repertório, segundo o vocalista, consistiu na escolha das músicas que são conhecidas dos fãs. Já com projetos em mente para 2012, Zeider antecipa que a banda deve lançar um disco ao vivo contendo inéditas. "Estamos na pré-produção, ainda formando o repertório", revela. "Devemos gravar no comecinho do primeiro semestre de 2012."

Junto a Planta Adubada, será lançada, na Argentina, uma coletânea reunindo os sucessos do Planta & Raiz em seus 13 anos de carreira. "A gente quer expandir nossa música, velho", afirma Zeider, sobre a empreitada no mercado fonográfico latino-americano. "Isso é muito maneiro: a oportunidade de estar cantando em português do outro lado da fronteira é maravilhosa."

Analisando a produção do reggae no Brasil, Zeider concorda que o sertanejo universitário tirou o espaço do gênero no país. "Isso acontece porque o sertanejo universitário é a febre, brother. Todo lugar que você vai tá rolando", frisa. "Mas o nicho do reggae ainda é muito forte, a maioria dos shows do Planta é molecada de 16, 17 anos. Estão curtindo a gente com uma influência de 'irmão mais velho'. A tendência é o reggae sempre ir se renovando. Tem uma galera fazendo um som por aí, da minha geração mesmo. Ponto de Equilíbrio e o Mato Seco, por exemplo. Não é aquele barato de centenas de bandas que se sobressaem, mas sempre tem uma."

Descriminalização

O Planta & Raiz sempre foi, por meio das letras, favorável à descriminalização da maconha (“Planta que Brota da Terra”, por exemplo, com o versos “Não vamos mais lutar pra legalizar/ Se a natureza já legalizou”). No entanto, Zeider diz se eximir de manifestações a favor da legalização, como as marchas pela maconha que ocorreram ao longo de 2011 pelo Brasil. "Eu não sou ativista da maconha não, velho", afirma. "Acho maneiro a galera ter essa liberdade de se manifestar e de lutar pelo que uma grande parcela da sociedade acredita, que não vai fazer o mal que outros esperam que faça. Temos que ter liberdade para protestar, a liberdade é o essencial. Eu acompanhei [as marchas da maconha] pelos jornais, mas não participei ativamente não, porque tenho minha mulher e as crianças, sacou? O livre arbítrio em relação a isso não pode ser influenciado, é a parada mais natural da vida."

O Planta & Raiz lança Planta Adubada nesta quinta, 15, em show no Beco 203, em São Paulo. O álbum estará disponível em edição limitada de vinil.

Planta & Raiz lança Planta Adubada

15 de dezembro, às 21h

Endereço: Rua Augusta, 609 - São Paulo (Beco 203)

Preço: R$ 20

zeider planta adubada planta & raiz

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais