Projeto de lei sobre o funk carioca ganha repercussão internacional

Jornal britânico The Guardian levantou polêmica de projeto que pretende transformar o gênero em "movimento cultural e musical de caráter popular"

Da redação Publicado em 05/01/2009, às 17h23

O jornal britânico The Guardian noticiou na última sexta-feira, 2, a polêmica em torno de um projeto de lei que pretende marcar o funk como movimento cultural popular no Brasil. A notícia pode ser lida na página do jornal na internet.

O veículo apresenta uma entrevista com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), criador do projeto. A reportagem também fala sobre a divisão de opiniões sobre a concretização da lei e os bailes de funk em si, afirmando que moradores do Rio de Janeiro se mostram contra as festas e as músicas do "funk proibidão", que apresenta letras consideradas pornográficas ou coniventes com o crime e o tráfico de drogas.

O projeto do deputado quer promover o funk a "movimento cultural e musical de caráter popular", com o objetivo de combater a discriminação contra o ritmo e evitar que as festas sejam fechadas pela polícia carioca - o que acontece, por exemplo, quando os policiais buscam traficantes em favelas da cidade.

O texto do projeto ainda tramita na Assembléia Estadual do Rio de Janeiro, e para ir a plenário, ainda deve ser aprovado por quatro comissões.

funk marcelo-freixo projeto-de-lei

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’