Qtrax adia estréia

Serviço que daria 25 milhões de músicas está na geladeira até entrar em acordo com grandes gravadoras

Da Redação Publicado em 29/01/2008, às 16h06

A Qtrax anunciou nesta terça-feira, 29, que a abertura do serviço que disponibilizaria de graça 25 milhões de músicas para os internautas foi adiada. Os fundadores da empresa não conseguiram negociar com as quatro grandes gravadoras mundiais (Warner, EMI, Sony BMG e Universal) a disponibilização de seus catálogos.

Marcada para a última segunda-feira, a estréia foi boicotada pela própria Qtrax, que deu com a língua nos dentes ao anunciar que os contratos com as majors já estavam fechados. Prontamente, uma a uma trataram de desmentir o negócio.

A Qtrax revolucionaria a moda de distribuição de músicas. O serviço funcionaria a base de um programa p2p (peer-to-peer), no qual os usuários baixariam as músicas de graça, mas seriam obrigados a assistir vídeos publicitários. Os artistas e gravadoras seriam remunerados ganhando cotas destas campanhas. Empresas como Ford, Microsoft, McDonalds e Burger King já tinham sido confirmardas como anunciantes.

Dois empecilhos ainda precisam ser solucionados pela Qtrax: as músicas compartilhadas não podem ser gravadas em cds ou tocadas em iPods. Todos os arquivos disponibilizados têm a proteção DRM (anti-cópia), extinta por todas as grandes lojas virtuais de mp3.

Não há previsão de estréia do serviço.

qtrax

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae