Fernando Henrique Cardoso em cena de <i>Quebrando o Tabu</i> - Divulgação

Debatendo a descriminalização das drogas

Fernando Henrique Cardoso participou de entrevista coletiva de imprensa para falar sobre o documentário Quebrando o Tabu, estrelado por ele

Por Paulo Cavalcanti Publicado em 31/05/2011, às 12h30

Quebrando o Tabu, documentário dirigido por Fernando Grostein Andrade, estreará na próxima sexta, 3 de junho. Fernando Henrique Cardoso funciona como fio condutor do filme, além de ter participado da elaboração do roteiro. O longa-metragem, um grande painel sobre o problema das drogas no Brasil e no mundo, tem depoimentos de várias personalidades, como os ex- presidentes dos Estados Unidos Jimmy Carter e Bill Clinton, além do escritor Paulo Coelho, do médico Drauzio Varella e muitos outros figurões e anônimos cujas vidas foram afetadas pelas drogas.

O filme denuncia a chamada "guerra contra as drogas", que foi iniciada no governo de Richard Nixon há 40 anos e vem sendo adotada pelos governantes norte-americanos desde então. Segundo a visão de Quebrando o Tabu, essa política de tolerância zero fracassou, não conseguindo evitar o consumo e apenas fortalecendo o crime organizado; assim, o problema precisa ser atacado de uma outra maneira, com mais inteligência e compreensão. Em entrevista coletiva no começo da noite desta segunda-feira, 30, para promover o filme, Fernando Henrique, que atualmente é presidente da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, disse que não tem nenhuma receita para acabar com as drogas - aliás, ele afirma que ninguém tem uma solução concreta. Mas reforça que sua atuação visa principalmente alertar e abrir o debate: "Acho primeiro que tudo tem que partir da sociedade. Ninguém mais pode fingir que isso não existe ou que é problema exclusivo da polícia. Mas só depois disso é que o Congresso tem que entrar em ação e possivelmente mudar as leis", declarou.

Fernando Henrique fala que um passo muito importante seria a possível descriminalização das drogas mais leves, como a maconha. "É preciso tirar este problema exclusivamente da justiça e da polícia. Os usuários têm que ser tratados como pessoas doentes, não como criminosos", constatou. "Mas é preciso expandir a assistência de saúde e também fazer campanhas mais eficientes mostrando que as drogas, qualquer tipo de droga, fazem mal à saúde. Veja o caso do cigarro: ele não está proibido, mas está sob uma regulação cada vez mais rígida e as pessoas estão se conscientizando que ele faz mal."

Quebrando o Tabu acompanha algumas experiências bem sucedidas de descriminalização de drogas feitas em países da Europa como Suíça, Holanda e Portugal. No entanto, FHC admite que nem sempre é possível adotar esses modelos em um país tão cheio de desigualdades sociais como o Brasil. "Cada caso é diferente. Aqui é preciso também usar a lei com rigor para combater o tráfico. Afinal, há muita violência. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro têm sido um boa experiência, mas não é apenas um problema policial. Afinal, a princípio, os jovens é que são atraídos pela drogas. E, em meio a tanta pobreza, infelizmente o tráfico é o único 'emprego' que eles têm."

O ex-presidente foi um tanto esquivo sobre a Marcha da Maconha, que depois se transformou em Marcha da Liberdade. Como foi amplamente noticiado, a Marcha aconteceu no último dia 21 de maio e foi reprimida violentamente pela polícia de São Paulo. FHC concordou que este tipo de manifestação faz parte da discussão democrática sobre o assunto tão polêmico. Porém, defendeu a ideia de que a polícia foi lá para evitar que ela acontecesse, já que Justiça a tinha proibido. Ainda assim, condenou o abuso ocorrido: "As pessoas têm que se manifestar, sim, e não podem ser tratadas com esse tipo de violência."

Fernando Henrique defendeu que também tem de existir vontade política para que haja mudanças, e meditou: "Eu fiquei oito anos no poder e confesso que não sabia muito sobre o tema. Fui aprendendo com o tempo. E nem sempre os políticos podem fazer tudo o que querem. Depende muito do momento. Agora, como ex-presidente, me sinto mais à vontade para enfrentar estes temas delicados." Mesmo longe do poder, FHC afirmou que o governo atual tem procurado lidar com o problema: "Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, tem um projeto correto sobre o assunto".

Assista abaixo ao trailer de Quebrando o Tabu:

fernando-henrique-cardoso

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada