Robert Redford fala sobre futuro de Sundance

Ator, que fundou o festival de cinema, tem esperança na nova presidência dos EUA e na internet como forma de distribuição

Da redação Publicado em 18/01/2009, às 13h36

A 25ª edição do Festival de Sundance foi iniciada nesta quinta-feira com a exibição da comédia Mary and Max e um discurso do fundador do evento, o ator Robert Redford, sobre o futuro do festival de produções independentes, a maior reunião do cinema norte-americano promovida fora do sistema de grandes estúdios.

Segundo a agência de notícias Reuters, Redford aposta em uma transformação nas artes e em novas formas de distribuição, como a internet, para driblar as perspectivas econômicas desanimadoras, que devem influenciar os caminhos do cinema.

Apesar da crise, segundo a reportagem, esta edição de Sundance apresenta o mesmo número de filmes do ano passado: cerca de 120 produções. Segundo a organização, a venda de ingressos aumentou com relação a 2008; no entanto, as reservas em hotéis na cidade tiveram queda de 6% em relação ao ano passado. A Reuters informa, ainda, que executivos de Hollywood e caça-talentos diminuíram o número de profissionais enviados para acompanhar o festival.

A posse de Barack Obama foi citada por Redford como outro fator que influenciou os números do encontro, pois há menos imprensa destacada para Sundance. O ator acrescentou que espera que a administração Obama seja mais aberta às artes.

Leia também

Bebê Rena: Richard Gadd teria sido questionado por produtores por namorar atriz que fez teste


Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?