Frejat e Ney Matogrosso no show comemorativo de 30 anos do Rock in Rio - I Hate Flash/Divulgação

Rock in Rio 2015: ícones da música brasileira se revezam no palco Mundo em show comemorativo

Dinho Ouro Preto com Sepultura e Ivete Sangalo com Paralamas do Sucesso foram alguns dos encontros realizados

Redação Publicado em 18/09/2015, às 20h26 - Atualizado às 21h46

Em 2015, o Rock in Rio celebra 30 anos de existência. Foi o show em comemoração a esse aniversário que abriu as atividades do palco Mundo – maior do evento – no primeiro dia de festival. Após uma reprodução mecânica de “Bohemian Rhapsody”, do Queen, diversos ícones da história da música brasileira tomaram o palco para performances diversas durante cerca de 1h20.

Os diversos encontros e reproduções ao vivo de clássicos absolutos do pop rock nacional começaram com Frejat. O guitarrista e vocalista lembrou Cazuza cantando “Pro Dia Nascer Feliz” e “Por Que A Gente é Assim?”, hits apresentados pelo Barão Vermelho no Rock in Rio há 30 anos. A segunda performance teve a presença de Ney Matogrosso – ex-namorado de Cazuza –, que também cantou “Rua da Passagem”, em seguida.

Com muita agilidade, o Skank apareceu no palco Mundo tocando um hit mais recente, “Vou Deixar”. O líder da banda mineira, Samuel Rosa, chamou Erasmo Carlos (“O inventor do rock brasileiro”, disse), com quem protagonizou outras duas performances: “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo” e “É Proibido Fumar”, ambas do Tremendão. Dando sequência ao show, Ivan Lins tomou o palco com seu teclado, mostrando as clássicas “Depende de Nós” e “Novo Tempo”.

Outro ícone do rock brasileiro dos anos 1980, a Blitz assumiu o controle da apresentação, com participação do guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, tocando “Você Não Soube Me Amar” – esta com auxílio de Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, nos vocais – e “A Dois Passos do Paraíso”, inserindo um trecho de “One Love”, de Bob Marley, no meio da performance. Evandro Mesquita, líder da Blitz, permaneceu no palco para tocar gaita em “Lágrimas e Chuva”, do Kid Abelha, cantada por George Israel.

Hebert Vianna e o Paralamas do Sucesso também reeditaram performances que estiveram no Rock in Rio há 30 anos, com “Óculos” e “Uma Brasileira”. A última teve participação de Ivete Sangalo, que também ficou no palco Mundo para, depois, levar o axé à apresentação, com “Tempo de Alegria”. Em seguida, o Jota Quest apresentou “Do Seu Lado” – faixa composta por Nando Reis – e o Capital Inicial, “À Sua Maneira”.

O final foi reservado para a parte mais pesada do show. Com Dinho Ouro Preto ajudando nas vozes, Andreas Kisser comandou a performance de “Ratamahatta”, emblemática música do Sepultura. Logo depois, o Titãs assumiu o palco – ainda com Kisser –, cantando (ou berrando) duas faixas de Cabeça Dinossauro (1986): “Polícia” e “Bichos Escrotos”. Em meio a fogos de artifício, o show comemorativo acabou, com os 31 músicos que subiram ao palco cantando o tema oficial do Rock in Rio.

O festival segue nesta sexta-feira, 18, com apresentações de OneRepublic, homenagem a Cássia Eller e o encerramento de Queen com Adam Lambert, no palco Mundo.

Veja os shows que ainda vão acontecer em 18 de setembro (sexta-feira)

20h: Homenagem a Cassia Eller (Palco Sunset)

20h: João Donato (Rock Street)

21h: The Script (Palco Mundo)

22h30: OneRepublic (Palco Mundo)

22h30: Homenagem Raul Seixas (Palco Eletrônica)

0h: Queen + Adam Lambert (Palco Mundo)

música rock in rio Andreas Kisser ivete sangalo frejat blitz sepultura paralamas do sucesso ney matogrosso Kid Abelha 30 anos capital inicial dinho ouro preto jota quest barão vermelho óculos skank erasmo carlos uma brasileira

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos