Logo Rolling Stones - Reprodução/Rollingstone.com

Rolling Stones divulgam logo comemorativo de 50 anos

Artista Shepard Fairey repaginou a icônica imagem da língua que virou símbolo da banda

Patrick Doyle Publicado em 27/06/2012, às 18h47 - Atualizado às 19h08

“É bem impressionante quando você pensa sobre isso”, Mick Jagger disse à Rolling Stone EUA no ano passado, falando sobre os 50 anos dos Rolling Stones. Em homenagem ao aniversário, a banda pediu ao artista Shepard Fairey para repaginar o icônico logo com um novo design.

A imagem da língua foi usada pela primeira vez no encarte do disco Sticky Fingers, de 1971, e foi criada por John Pasche, um estudante de artes da Royal College of Art, em Londres. Pasche recebeu um pedido de Jagger em 1969, já que o vocalista estava descontente com os designs oferecidos pelo selo dos Stones, Decca Records. “O conceito de design da língua era representar a atitude antiautoritarismo da banda, a boca de Mick e as óbvias conotações sexuais”, Pasche disse anos depois. “Eu fiz o design de modo que fosse facilmente reproduzido e em um estilo que imaginei ser capaz de resistir ao teste do tempo.”

Hoje, até Jagger fica surpreso com o fato de a banda ter ido tão longe. “É um grupo bem diferente daquele que tocou 50 anos atrás”, ele disse. “Quando penso sobre isso, uma parte de mim pensa: ‘Estamos trapaceando um pouco’, porque não é a mesma banda – é o mesmo nome, mas apenas Keith e eu somos as mesmas pessoas, acho. Eu tentei descobrir quando foi o primeiro show do Charlie [Watts], mas não consegui. Mas é uma conquista incrível. É fantástico e tenho muito orgulho disso.”

No segundo semestre, será lançado um documentário sobre a trajetória da banda, repleto de imagens inéditas. Muito se falou sobre uma turnê comemorativa, mas ainda não há nada confirmado – no entanto, os integrantes afirmaram que as comemorações serão oficializadas em 2013, casando com o aniversário de 50 anos da entrada de Watts no grupo.

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada