Roman Polanski agradece apoio contra extradição

Cineasta dá sua primeira declaração pública pós-prisão sobre caso de pedofilia em carta aberta ao intelectual Bernard-Henri-Lévy

Da redação Publicado em 28/12/2009, às 12h30

O cineasta franco-polonês Roman Polanski, detido em setembro na Suíça sob acusação de ter tido relações sexuais com uma garota de 13 anos em 1977, agradeceu o apoio do público em carta aberta ao intelectual francês Bernard-Henri Lévy.

No que é sua primeira declaração pública sobre o caso após a prisão, Polanksi se diz emocionado com as mensagens de simpatia que recebeu "de todo o mundo".

Declarou: "Gostaria que cada um [dos apoiadores] soubessem o quão encorajador é, quando se está trancado em uma cela, ouvir o murmúrio de vozes humanas e de solidariedade no correio da manhã. Nos momentos mais sombrios, cada uma dessas notas tem sido uma fonte de conforto e esperança, e elas continuam a ser diante de minha atual situação".

Com 76 anos, o diretor, solto sob fiança no começo do mês (ele está, agora, em prisão domiciliar), passa a temporada de fim de ano ao lado da família, em uma estação de esqui alpina. Autoridades do país devem anunciar a decisão de extraditar ou não Polanski para os Estados Unidos, de onde ele fugiu em 1978 para escapar das acusações, no começo de 2010. Na época, ele - que se declarou culpado do crime - acreditava que seria condenado a 50 anos de prisão, embora seus advogados estivessem negociando redução de pena.

Entre os artistas que assinaram uma petição contrária à extradição estão Martin Scorsese e David Lynch.

roman-polanksi

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'