A vez da fantasia

Scream Awards celebrou o terror e a ficção científica em cerimônia de premiação bem humorada, no último sábado, 17

Por Paulo Terron, enviado a Los Angeles Publicado em 21/10/2009, às 15h57

Já que o Oscar não dá muita atenção para os filmes de terror, o gênero ganhou uma premiação mais específica: o Scream Awards, produzido pelo canal pago Spike. Nesta quarta edição, realizada no Greek Theater (Los Angeles), no último sábado, 17, o público escolheu os vencedores em 32 categorias (que também abrangem longas e séries de TV de ficção científica e fantasia; a relação completa de ganhadores sai no próximo dia 27, quando o evento será transmitido nos Estados Unidos).

"Se alguém te atacar com uma faca, é terror", explicou o ator Elijah Wood, um dos convidados da noite. "Se for com uma espada, é fantasia." Mas ficou mais para a ficção científica mesmo: o novo Star Trek, de J.J. Abrams, levou a categoria principal ("the ultimate scream", correspondente a filme do ano) - e William Shatner, o Capitão Kirk da série de TV sessentista, foi receber. Sim, sem nem mesmo ter participado do filme e ainda ter reclamado disso.

"É uma grande honra aceitar este prêmio em nome de Jornada nas Estrelas 5: a Última Fronteira", disse, referindo-se ao longa que ele dirigiu em 1989. "Foi um filme subjugado." Acabado o choque e as risadas da plateia, ele continuou: "O novo Star Trek foi gigantesco. Imagine o quão maior poderia ter sido se eu tivesse participado!" E ainda se ofereceu para uma possível continuação: "J.J., me liga! Ou melhor, pode deixar que eu te ligo..."

Johnny Depp apareceu para receber o troféu de filme mais aguardado, por Alice in Wonderland, de Tim Burton, que estreia por aqui em abril de 2010. Mais tarde o ator voltou ao palco - que era decorado com uma versão estilizada do coelho de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas - para homenagear Keith Richards com a distinção de imortal do rock. "Com o holocausto nuclear só restarão as baratas e Keith Richards", justificou.

Outro homenageado foi o diretor George A. Romero (Noite dos Mortos Vivos, Creepshow - Show de Horrores), premiado pelo conjunto da obra de gênio - e introduzido por um empolgado Quentin Tarantino. "Senhoras, senhores e canibais: recebam o gênio! Todo mundo de pé!" Já Romero se confundiu ao anunciar o nome de seu novo filme de zumbis. Em vez de dizer Survival of the Dead, ele chamou o trabalho de Ressurection of the Dead - mas logo se corrigiu. "É que discutimos muito sobre isso", explicou.

O último louvado da noite entrou carregado por balões e pousou no meio do palco. Stan Lee, 86 anos e responsável por alguns dos personagens mais clássicos da editora Marvel (entre eles Homem-Aranha e Hulk), passou cerca de uma hora em pé, aguardando seu voo triunfal. Na frente das câmeras, não escondeu a empolgação. "Antes eu tinha vergonha de dizer que fazia quadrinhos", disse ele ao receber o prêmio Comic-Con ícone/conjunto da obra. "Hoje, se estou em uma festa, dizem 'com licença presidente Obama, o Stan Lee está ali!'."

Mas o Scream 2009 não foi só de felicidade. Premiada como melhor atriz de ficção científica por Tranformers - A Vingança dos Derrotados, Megan Fox aproveitou para dizer que não odiava os filmes da série, como havia supostamente declarado a várias publicações. "Houve muitos relatos falsos sobre o que penso sobre esse filme", disse. "Quero deixar claro que sempre me senti uma parte comum de algo extraordinário. O filme me tirou da obscuridade e me deu uma carreira, sou muito grata a todos envolvidos nesta cinessérie."

Os vampiros foram presença constante na festa deste ano: Crepúsculo foi escolhido melhor filme de fantasia e Taylor Lautner (cujo personagem, Jacob, terá grande destaque em Lua Nova, continuação da saga) foi o ator revelação. Já a série True Blood foi festejada nas categorias melhor vilão (para Eric, interpretado por Alexander Skarsgård, que dedicou o prêmio a um professor da infância: "Ele era muito mau e me inspira"), melhor ator de terror (para Stephen Moyer, o Bill), atriz de terror (Ana Paquin, a Sookie) e melhor série.

A edição 2009 do Scream Awards será transmitida no Brasil pelo canal pago TNT, à 00h35, na virada do dia 31 de outubro para 1º de novembro.

scream-awards

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae