Smashing Pumpkins - Olivia Bee/Divulgação

Smashing Pumpkins anuncia oficialmente a turnê de reunião sem a baixista D’arcy Wretzky

Billy Corgan volta a tocar com James Iha e Jimmy Chamberlain em shows focados nos cinco primeiros discos da banda

Rolling Stone EUA Publicado em 15/02/2018, às 15h33 - Atualizado às 15h55

Há mais de uma semana, o Smashing Pumpkins vem provocando a curiosidade dos fãs, com uma contagem regressiva no site oficial do grupo. Nesta quinta, 15, o cronômetro finalmente chegou a zero, e a tão esperada notícia foi oficializada. Os membros originais Billy Corgan, James Iha e Jimmy Chamberlin serão acompanhados por Jeff Schroeder em uma turnê norte-americana ao longo do ano de 2018. A baixista original, D’arcy Wretzky, não fará parte do projeto.

Chamada The Shiny and Oh So Bright, a turnê, que coincide com o aniversário de 30 anos da formação da banda, começa no dia 12 de julho, no estado de Arizona, e chega ao fim em 7 de setembro, em Idaho. Os ingressos começam a ser vendidos no próximo dia 23. Mais datas podem (e devem) ser anunciadas.

Durante os shows, o Smashing Pumpkins tocará exclusivamente músicas dos cinco primeiros álbuns que lançaram: Gish (1991), Siamese Dream (1993), Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995), Adore (1998) e Machina (2000).

“Essas apresentações serão diferentes de tudo que já fizemos, e contarão com um setlist único, diferente de qualquer um que já tocamos”, contou o vocalista Corgan. “Essa é uma chance de um novo começo, queremos conduzir isso com uma explosão.”

O anúncio da reunião percorreu, até agora, uma caminho um tanto quanto conturbado. Na última segunda, 12, o Smashing Pumpkins divulgou um comunicado dizendo que os integrantes haviam tentado entrar em contato com a baixista D’arcy Wretzky, para inclui-la nos planos, mas concluiu dizendo que ela recusou diversas vezes o convite. Este comunicado foi emitido logo após a baixista dizer, em vários posts nas redes sociais e em um breve comentário ao site Blast Echo, que Corgan havia feito a proposta para ela participar do reencontro, sendo que logo em seguida desfez a proposta.

De acordo com D’arcy, depois de trocar algumas mensagens de texto com Corgan, ela ficou sabendo que ele já havia convocado Jack Bates (filho de Peter Hook, ex-baixista do New Order e do Joy Division) para tocar baixo na turnê, ao lado de Corgan, James Iha, Jimmy Chamberlain (integrantes originais do Smashing Pumpkins) e do guitarrista adicional Jeff Schroeder. O que ela não sabia é que o vocalista havia planejado que ela participasse mais como uma atração especial, semelhante a Steven Adler, baterista do Guns N’ Roses, que recentemente apenas faz participações esporádicas nos shows.

A turnê The Shiny and Oh So Bright foi anunciada com um curto vídeo que exibe, ao som da clássica “Today”, o que parece ser a versão mais velha e decadente das gêmeas siamesas da capa do álbum Siamese Dream (1993) ateando fogo em um logo de coração do Smashing Pumpkins com um lança-chamas. Assista abaixo.

música reunião smashing pumpkins Turnê 2018

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae