System of a Down - Christian Rodrigues/R2

Som ruim não derruba os fãs do System of Down no Rock in Rio

Parte da Cidade do Rock teve de se contentar com volume baixo e som confuso

Paulo Terron, do Rio de Janeiro Publicado em 03/10/2011, às 01h09 - Atualizado às 01h38

Mais uma vítima do som sofrível do Palco Mundo, o System of a Down não se deu por vencido e executou as 28 músicas que estavam previstas para o show deste domingo, 3, no Rock in Rio.

Tudo bem que a banda nem deve ter percebido o problema, já que os maiores prejudicados foram os espectadores que optaram por ficar ao mais ao fundo, onde as torres de som auxiliares estavam aparentemente desligadas. Com um vento constante, o volume oscilou o tempo todo, indo do ruim ao péssimo – como já havia ocorrido com o Coldplay no dia anterior.

A falha ficava ainda mais clara em momentos de cantoria generalizada, como nos sucessos “Chop Suey!” (com a plateia fazendo o backing vocal em uníssono) e “Aerials”.

Em uma performance tão agressiva quanto coesa, o System of a Down nem precisou se apoiar em clichês dos grandes shows: a decoração do palco era simples, com apenas um backdrop ao estilo cortina, e não houve fogos ou explosões.

Até o comportamento dos músicos pareceu contido. O vocalista Serj Tankian mal se mexeu, apenas marcando uma discreta dança como braço esquerdo erguido. Só por volta da sétima música, “Hypnotize”, ele arriscou caminhar lentamente pelo palco.

O guitarrista Daron Malakian foi ainda mais retraído. Depois da lenta “Lonely Day”, que diminuiu ainda o ritmo, ele decretou: “chega dessa besteira lacrimejante. Quero ver vocês pularem!” De trilha para a ordem veio a frenética “Bounce”.

O discurso político – característica do grupo, que luta pelo reconhecimento do genocídio armeno – apareceu discretamente, em uma referência aos “povos indígenas brasileiros injustiçados pelo desenvolvimento desnecessário”, uma referência clara à polêmica construção da usina de Belo Monte, no Pará.

rock-in-rio system-of-a-down

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada