Cena do vídeo do lançamento da Icarus Craft, vitrola "espacial" da Third Man Records, gravadora de Jack White - Reprodução/Vídeo

Third Man Records, de Jack White, toca primeiro disco no espaço; assista à façanha

“Nosso objetivo principal é injetar imaginação e inspiração à linguagem diária da música e dos amantes de vinil”, disse o músico em comunicado

Rolling Stone EUA Publicado em 01/08/2016, às 12h07 - Atualizado às 12h18

Para celebrar o sétimo aniversário e os 3 milhões de discos prensados, a Third Man Records, revelou que iria tentar fazer história, sendo pioneira em tocar um disco fonográfico no espaço. Missão cumprida: a vitrola Icarus Craft, desenvolvida pela gravadora de Jack White, subiu por um balão e teve sucesso ao reproduzir a gravação.

Segundo a Third Man, a Icarus Craft – que foi lançada ao espaço no último sábado, 30 – atingiu uma altitude de cerca de 28.777 metros depois de 81 minutos de tempo de voo. Durante todo o voo pelo céu, e fora da atsmofera da Terra, o discurso “A Glorious Dawn”, de Carl Sagan, foi reproduzido repetidamente.

LEIA TAMBÉM

[Lista] Dez grandes influências de Jack White

[Arquivo] Lembre como foi o show de Jack White no Lollapalooza 2015

[Resenha] Jack White – Lazaretto (2014)

Além da turbulência e de outros obstáculos científicos que anteriormente fizeram ser impossível tocar um disco no espaço, Kevin Carrico – engenheiro por trás da Icarus Craft –, também lidou com o fato de um vinil ter um ponto de fusão que ameaçaria “distorcer fisicamente” o objeto em sua jornada. Por isso, “A Glorious Dawn” foi prensado em um vinil de ouro.

“Nosso objetivo principal, da concepção ao complemento deste projeto, era injetar imaginação e inspiração à linguagem diária da música e dos amantes de vinil”, disse White em comunicado. “Combinar nossos impulsos criativos com os de descoberta e ciência é nossa paixão e, mesmo na escala do que trabalhamos aqui, foi estimulante decidir fazer algo nunca feito anteriormente e trabalhar até a isso ser completo.”

A gravação reproduzida na missão, apropriadamente, foi uma versão masterizada e prensada no vinil de ouro de 12 polegadas, do discurso de Carl Sagan, “A Glorious Dawn”, na série norte-americana dos anos 1980, Cosmos. Anteriormente, a Third Man já lançou a gravação como single de 7 polegadas, em 2009.

Assista abaixo aos vídeos divulgados pela Third Man Records.

música Vinil lançamento jack white Vitrola espaço gravadora nasa Detroit ouro espaço sideral Third Man Records Lazaretto cosmos third man satins icarus craft carrico 30 de julho toca-discos espacial carl segan balão a glorious dawn

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos