Labor Day - Divulgação

TIFF 2013: Diretor de Juno apresenta tenso drama familiar

Novo trabalho de Jason Reitman conta com belas performances de Josh Brolin e Kate Winslet

Paulo Gadioli, de Toronto Publicado em 11/09/2013, às 11h46 - Atualizado às 12h00

A cada novo filme, o diretor canadense Jason Reitman, de Juno e Amor Sem Escalas, aperfeiçoa o balanço entre a comédia e o drama. Em Labor Day, no entanto, a parte cômica fica em segundo plano, dando lugar a um tenso e emocional drama familiar que ganha força nas belas interpretações dos já veteranos Josh Brolin e Kate Winslet e do novato Gattlin Griffith.

No filme, exibido no Festival de Toronto, Kate Winslet interpreta Adele, uma mãe solteira depressiva que vive com seu filho, Henry, afastada da cidade e das pessoas. Tudo muda quando, ao fazer compras no mercado, um estranho com marcas de sangue os aborda e obriga a dar carona. O homem é um fugitivo e aproveita a casa da família para se refugiar.

Com o passar do tempo, mãe e filho vão se adequando àquele homem. Enquanto ele realiza os trabalhos de casa, ambos começam a enxergá-lo com olhos diferentes. Adele vê um possível novo amor, a primeira vez que alguém interessante aparece desde o trágico acidente. Henry, uma figura paterna, mais presente que seu pai, agora casado com outra mulher e vivendo em outra casa.

Reitman trabalha bem a transição entre o medo e a confiança, quase sempre, porém, deixando o espectador em alerta, consciente, por meio de um eficiente design de som e uma produção responsável por lembrar que, a qualquer momento, tudo aquilo pode acabar.

A história do homem misterioso é contada por meio de flashbacks, apresentados como um mosaico, aos poucos mostrando porque ele foge. No meio tempo, o jovem Henry, praticamente o narrador da trama, passa por diversos questionamentos. Ele tem muitos medos. Não ser legal, ser trocado, ser abandonado pela própria mãe. Os confronta, no entanto, ao perceber a inesperada situação.

Labor Day é um trabalho atípico na curta carreira de Jason Reitman. Embora trate de temas familiares ao cineasta, temos uma mistura de drama e suspense inédita para ele, provando mais uma vez o talento do diretor.

Leia mais sobre a cobertura do Festival de Toronto nos links relacionados abaixo.

cinema festival de toronto Kate Winslet TIFF Jason Reitman josh brolin

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'