Metalhead - Divulgação

TIFF 2013: Filme islandês une drama e heavy metal

Metalhead conta com direção de Ragnar Bragasson

Paulo Gadioli, de Toronto Publicado em 15/09/2013, às 15h04 - Atualizado às 15h12

Tradicionalmente, o heavy metal costuma ser utilizado em filmes mais pelo seu lado cômico do que pelo seu potencial dramático. Seja em Spinal Tap ou Rock Star, o estilo é conhecido mais por arrancar risadas do que lágrimas. Em Metalhead, o islandês Ragnar Bragasson desafia esta convenção e coloca nomes como Motörhead, Iron Maiden e Judas Priest no centro de um tocante drama familiar sobre perda.

Na trama, a pequena Hera corre para chamar seu irmão, Baldur, para o jantar. Ao encontrá-lo, presencia o acidente que acaba por tirar a vida do garoto. Desnorteada pelo sentimento de perda, ela entra no quarto do irmão e fica maravilhada com os diversos pôsteres de bandas de heavy metal na parede. A jovem decide, então, empunhar a guitarra dele e, ao som de “Victim of Changes”, do Judas Priest, vemos Hera basicamente assumindo a identidade de Baldur.

O longa, então, concentra-se na personagem já adulta. Vestindo a mesma jaqueta de couro utilizada por seu irmão tantos anos atrás, ela é uma pessoa perdida dentro da sociedade rural em que vive. Dividindo seu tempo entre revistas de heavy metal, discos de vinil e confusões causadas pela bebida, Hera nunca acha seu espaço.

A perda sofrida tantos anos atrás ainda se faz presente. Para os pais da garota é especialmente difícil, pois ela se tornou um grande lembrete de quem era seu filho. Eles passam por dolorosas situações já que, ao não falarem sobre o acontecido, passam a silenciosamente culpar um ao outro, algo mostrado de forma muito delicada pelo diretor.

Utilizando as belas paisagens da Islândia como cenário, o longa cria diversos planos memoráveis. Um dos principais mostra Hera gravando sua demo ao lado de vacas e bois no celeiro. Ela finaliza o trabalho, manda para vários lugares e, pouco tempo depois, aparece um grupo de rapazes interessado naquele violento e agressivo som.

Eles aparecem em um ponto conveniente, pois ela havia desistido de tentar seguir em frente e aceitou se casar com um antigo colega e viver uma vida tida como “normal”. Mas foi uma mudança falsa, de aparências, apenas para agradar a mãe. Esta, por outro lado, havia dado os primeiros passos para seguir em frente, finalmente conversando com seu marido sobre o acontecido.

O nível de detalhamento e respeito ao heavy metal visto em Metalhead leva a crer que trata-se de um filme muito pessoal. Assim, Ragnar Bragasson desafia a predeterminação de que o estilo serve melhor para comédia e cria um tocante drama com uma pesada trilha sonora.

Leia mais sobre a cobertura do Festival de Toronto nos links relacionados abaixo.

música cinema festival de toronto Islândia heavy metal metalhead Ragnar Bragasson

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein