Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown - Reprodução/Instagram

Tribalistas inaugura plataforma musical do Facebook; saiba mais sobre o Hand Album

Ferramenta que compila cifras, fotos, vídeos e músicas nasceu de um pedido da banda e teve protótipo feito por programadores brasileiros

Anna Mota Publicado em 18/08/2017, às 18h41 - Atualizado às 18h45

Em 2002, o Tribalistas lançou o disco de estreia autointitulado. Demorou 15 anos para que Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes voltassem com novidades para os fãs conquistados por músicas como “Carnavália”, “Velha Infância e “Já Sei Namorar”. A espera acabou na quinta, 10, quando a banda divulgou quatro canções — “Diáspora”, “Um Só”, “Fora da Memória” e “Aliança” — e prometeu um novo álbum, previsto para o fim de agosto.

E, para solidificar o retorno, o supergrupo decidiu ir além dos tradicionais formatos de discos e inaugurar uma nova plataforma musical do Facebook, chamada por Marisa de “hand album”. “Conversando com a Marisa, Carlinhos, Arnaldo e outras pessoas envolvidas no lançamento do disco, recebemos o desafio de construir uma ferramenta que desse um novo significado ao álbum digital, compilando músicas, vídeos e informações em um só lugar”, explica Christian Rôças, creative strategist do Facebook.

Relembre a nossa lista dos 100 maiores discos da música brasileira

O Hand Album é uma adaptação do Canvas (ferramenta que permite a construção de anúncios interativos, que suporta vídeos e fotos), com foco no produto musical, que funciona apenas no celular, e traz dados como ficha técnica, letras, cifras, vídeos, fotos e links das músicas — no caso do Tribalistas, armazenadas no Spotify. “Vemos como algo complementar às plataformas musicais, que atende o hábito atual das pessoas de consumir [música] no celular”, afirma Rôças. “A chance da pessoa ouvir um disco de uma banda que ela adora aumenta quando ele aparece diretamente no Facebook, porque essa já é uma atividade cotidiana.”

O Tribalistas é o primeiro grupo a testar o Hand Album. “Escolhemos a banda porque eles têm público em 52 países. Queríamos começar com alguém que ultrapassasse o âmbito nacional”, relata. E não só o grupo de estreia da plataforma é brasileiro, como também o embrião do projeto. “No começo de abril, fizemos um hackathon [maratona de programação] no Rio de Janeiro, e passamos dois dias inteiros testando protótipos até alcançar uma linguagem fácil para o público. Depois, o projeto foi finalizado com a ajuda de profissionais dos Estados Unidos e da Europa.”

E, assim como o Canvas, o Hand Album poderá ser utilizado por qualquer pessoa (nesse caso, artistas). “É uma ferramenta facilmente escalável, que serve tanto para grupos independentes como consagrados, e que se encaixa nas mais diferentes necessidades”, diz. Para conferir a novidade, basta acessar a página do Facebook de um dos três integrantes do Tribalistas utilizando um celular, e clicar no botão “play music”.

Ouça as novas músicas do Tribalistas abaixo.

brasil musica MPB novo disco Carlinhos Brown plataforma marisa monte Facebook ferramenta Tribalistas musica brasileira hand album canvas arnaldo antones

Leia também

Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS