Paul McCartney estabelece parceria com a Decca Records - Foto: AP

União Europeia deve aprovar aumento na duração dos direitos autorais

Ex-beatle Paul McCartney é um dos nomes a favor da ampliação do copyright de 50 para 70 anos que pode ocorrer na próxima segunda, 12

Redação Publicado em 09/09/2011, às 17h52 - Atualizado às 17h54

Os músicos europeus devem ter ampliados a partir da semana que vem os direitos autorais sobre suas músicas. A União Europeia se mostrou favorável à mudança na legislação de 50 para 70 anos do copyright, conforme informou a Reuters nesta sexta, 9.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!

A votação sobre o assunto deve ser iniciada na próxima segunda, 12, em Bruxelas, na Bélgica. O aumento de 20 anos na duração dos direitos autorais é uma luta travada por nomes como Paul McCartney, ex-beatle, e o cantor Cliff Richard, cujo nome ficou famoso na década de 50 e, conforme a legislação europeia nos dias de hoje, não detém mais direito sobre suas obras daquele período.

"Embora alguns países sejam contra, parece provável que seja aceita a prorrogação dos direitos autorais", disse um funcionário da União Europeia que pediu anonimato. Para Frances Moore, executiva-chefe da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonógrafica), ampliar o prazo de proteção do copyright para 70 anos reduziria a diferença entre a Europa e outros países como os EUA, cuja proteção do copyright ultrapassa os 95 anos de duração.

paul-mccartney direitos-autorais

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’