Venezuela bane Uma Família da Pesada por apologia a drogas

País, que já vetou episódios do Simpson no passado, multará canais que transmitirem desenho de Seth MacFarlane

Da redação Publicado em 28/09/2009, às 15h38

Uma Família da Pesada, desenho animado centrado na família Griffin, será banido da televisão venezuelana por decisão do ministro do Interior e Justiça do país, Tareck El Aissami. Justificativa: "Apologia ao consumo de maconha".

O programa recebeu a sanção final após veiculação de episódio em que Brian (o cachorro falante) começa campanha para legalizar a droga. "Há mensagens subliminares", alegou o ministro, de acordo com o jornal O Globo. Aissami ainda defendeu que atrações na mesma linha são "aparato de propaganda" dos Estados Unidos, que usarão sete bases militares na Colômbia (instalações bastante criticadas por Chávez) para "controlar o mercado de tráfico de drogas".

Os canais que insistirem em transmitir o desenho receberão multas, de valor não informado.

A família de Homer Simpson já era desagrado do governo Hugo Chávez. No ano passado, a emissora Televen escapou da multa ao substituir Simpsons, "má influência para crianças", por reprises de Baywatch após ordem governamental.

Exibido no Brasil pelo canal pago FX e pela Globo, Uma Família da Pesada foi criado há dez anos por Seth MacFarlane. Novas regulações para a TV a cabo da Venezuela podem obrigar canais a transmitir os discursos de Chávez.

O mandatário venezuelano virou queridinho de estrelas (entre elas, Courtney Love) depois de tematizar South of the Border, documentário de Oliver Stone.

Simpsons VENEZUELA hugo-chavez uma-familia-da-pesada

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais