Tulipa Ruiz faz show no Vento Festival - Isabela Ribeiro

Vento Festival 2015: Tulipa Ruiz promove baile à beira-mar com o groove de Dancê

Cantora se apresentou na noite desta quinta-feira, 16, em Ilhabela

Luciana Rabassallo Publicado em 17/07/2015, às 10h49 - Atualizado às 13h03

Abandonar a a correria de São Paulo para viver na maior ilha oceânica do Brasil e exercitar e colocar as habilidades particulares para gerar renda. Esse é um sonho cultivado por muitos jovens adultos adeptos da chamada economia criativa. Comprometidas com essa premissa, a cineasta Anna Penteado e a artista plástica Tatiana Sobral se mudaram para Ilhabela, município localizado no litoral norte de São Paulo, e criaram, em parceria com a jornalista Bianca Lombardi, o Vento Festival.

Exclusivo: Tulipa Ruiz revela título e capa do terceiro disco de estúdio dela.

Em sua primeira edição, o evento, que tem duração de quatro dias, acontece de forma gratuita no centro histórico de Ilhabela. A proposta é fomentar a cena da cultura local e trazer à cidade artistas independentes que se destacam no cenário da música popular brasileira. Nesta quinta-feira, 16, primeiro dia do festival, as atrações foram a banda local Caroço de Azeitona, o suingue do Charlie e os Marretas e o carisma de Tulipa Ruiz.

“Cartão de Visita”, com Criolo e Tulipa Ruiz, é uma das melhores músicas nacionais do ano passado; veja lista completa.

"Eu adoro me apresentar em festivais e conhecer novas bandas, isso é uma coisa essencial para a música", afirmou Tulipa minutos antes de subir ao palco do evento para um show mais do que inspirado. Na bagagem, a cantora trouxe o recém-nascido Dancê, álbum que chegou às lojas em maio. O sucessor de Tudo Tanto (2012) tem a missão de romper o pessimismo e “simplesmente fazer o ouvinte dançar”, como contou Tulipa em entrevista à Rolling Stone. Com produção de Gustavo Ruiz, irmão da artista, Dancê conta com 11 faixas e “foi feito para chacoalhar o esqueleto”.

Lembre em que posição “Dois Cafés” ficou na nossa lista de Melhores Músicas de 2012.

A guinada dançante de Tulipa Ruiz, contudo, não é uma grande surpresa para quem acompanha de perto a carreira dela. A nova sonoridade é perceptível na canção “Megalomania”, lançada poucos dias antes do Carnaval de 2014. Feito na estrada, durante a extensa turnê de Tudo Tanto, o single é resultado de uma “piada interna” e da sintonia entre a cantora e a banda que a acompanha, formada por Luiz Chagas, guitarrista e pai de Tulipa, pelo baixista Márcio Arantes e o baterista Caio Lopes, além do já citado Gustavo, também nas guitarras.

"Prumo", canção que tem um naipe de metais cheio de suingue e também abre Dancê, foi a escolhida para iniciar a apresentação. Em seguida veio "Proporcional", faixa que realmente faz o "esqueleto balançar", mesmo a contragosto do ouvinte. "Quando estamos fazendo os primeiros shows de um novo disco, acabamos por nos preocupar em reproduzir exatamente o que está registrado nele. Quando essa sensação de obrigação passa, é hora de, finalmente, se divertir. Estou muito à vontade hoje e quero curtir essa apresentação ao máximo", confessou ela. Além das canções novas, também estavam no repertório algumas faixas antigas da carreira de Tulipa, como "Like This" e "Víbora", de Tudo Tanto, e "Só Sei Dançar com Você" e "Sushi" de EFÊMERA (2010).

Tulipa Ruiz soube escolher o momento certo para começar a cantar. Hoje, ela é a maior promessa da música popular brasileira.

Em comunhão plena com os fãs, Tulipa desceu do palco durante a execução de "Físico". O ponto alto da apresentação, contudo, foi “Reclame”, um dos destaques de Dancê. Com um trompete suingado, a faixa rompe os padrões da obra produzida por Tulipa e companhia até aqui. “A canção nasceu durante uma jam session. Na hora, pensei em uma letra que falasse sobre os lambe-lambes que vemos espalhados pelas grandes cidades com promessas de ‘Trago o seu amor de volta em cinco dias’”, explica, gargalhando. O naipe de metais, introduzido por Gustavo Ruiz na maioria das músicas do disco, surtiu efeito e faz da sonoridade da banda um prato cheio para animar uma pista de dança.

O Vento Festival, que tem realização da Prefeitura de Ilhabela e da Secretaria de Turismo, continua nesta sexta-feira, 17, com shows de O Terno, Lira e Norma Nascimento. A entrada é gratuita e as atrações se apresentam na Vila da Ilha.

Vento Festival em Ilhabela

Praça das Bandeiras – Centro (Vila) IlhaBela - SP

Dias 17 e 18 - às 19h

Dia 19 - às 15h

Programação:

17 de julho – Sexta-feira

20h – Norma Nascimento

20h40 – Singapura

21h10 – O Terno

22h10 – Singapura

22h40 – Lira

00h – Singapura

18 de Julho – Sábado

20h – Holger

21h – DJ Mataga e Dip

21h30 – Saulo Duarte e a Unidade

22h30 – DJ Mataga e Dip

23h – Céu

00h20 – DJ Mataga e Dip

19 de julho - Domingo

15h – Fidura

16h – DJ Phill

16h30 – Piratas da Ilha

17h30 – DJ Phill

18h – Guizado

19h10 – DJ Phill

19h30 - Inky

show festival musica serviço ceu tulipa ruiz programacao vento preco ilhabela

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein