Virada Cultural 2013: Som Imaginário volta ao local onde gravou ao vivo com Milton Nascimento o icônico Milagre dos Peixes

A banda recriou no palco do Theatro Municipal o repertório de Matança do Porco e músicas de discos anteriores

Antônio do Amaral Rocha Publicado em 19/05/2013, às 22h34 - Atualizado às 22h54

O Som Imaginário, formado em 1970 para acompanhar Milton Nascimento, é a única banda brasileira que soube unir com maestria temas complexos que fundem rock progressivo, jazz, MPB tradicional e até música erudita. Com três discos lançados, a banda teve diversas formações, sempre com Wagner Tiso à frente. Por ela passaram Zé Rodrix, Naná Vasconcelos, Toninho Horta e Frederico, entre outros. A formação atual conta com Tiso (piano), Nivaldo Ornelas (sax), Luiz Alves (baixo), Tavito (guitarra), Robertinho Silva (bateria) e Victor Biglione assumindo o lugar que já foi de Frederico.

Esta apresentação trouxe o repertório completo de Matança do Porco (o último disco lançado pela banda, em 1973) e algumas dos dois discos anteriores, acrescidas de “Vera Cruz”, “Canto Latino”, “Tarde” e “Milagre dos Peixes”, entre outras que ficaram conhecidas na voz de Milton Nascimento.

Em certo momento do show, Wagner lembrou que, no ano de 1974, neste mesmo teatro, a banda acompanhou Milton Nascimento na gravação de Milagre dos Peixes ao Vivo. E recordou, com certa saudade, os antigos componentes da banda, lembrando os nomes de um a um. Tavito aproveitou para homenagear Zé Rodrix cantando “Casa no Campo”.

O que ficou de marcante neste show é a incrível contribuição que a guitarra de Victor Biglione veio dar à sonoridade da banda. E nos bastidores se informava que a partir de agora Biglione passa a ser um músico fixo do grupo.

O show, certamente um dos mais impactantes desta edição da Virada Cultural, foi encerrado com “Feira Moderna”, de Beto Guedes, Lô Borges e Fernando Brant, também cantada por Tavito. O Som Imginário defendeu a música no Festival Internacional da Canção de 1970, e com ela "não ganharam nada", nas palavras do intérprete.

virada cultural

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'