Serviço de streaming de música Spotify - Divulgação

Gravadora de The Doors e Neil Young processa Spotify em US$ 1,6 bilhão por violação de direitos autorais

Wixen Music Publishing acusa o serviço de streaming de reproduzir músicas sem licença

Redação Publicado em 03/01/2018, às 13h41 - Atualizado às 16h51

Na última semana de 2017, a gravadora Wixen Music Publishing abriu um processo contra a empresa Spotify, alegando violação de direitos autorais. A ação, registrada no Tribunal Federal da Califórnia, acusa o serviço de streaming de reproduzir músicas de artistas como The Doors, Neil Young e Tom Petty, sem a devida licença. A gravadora, que detém os direitos de milhares de músicas, incluindo faixas dos artistas mencionados, pede pelo menos US$1,6 bilhão de indenização.

De acordo com o processo, apresentado ao tribunal dia 29 de dezembro do ano passado, o serviço de streaming mais popular do mundo não fez esforços o suficiente para conseguir licenças de várias músicas, na corrida para ser pioneiro no mercado. Além disso, a gravadora Wixen alega que a empresa sueca transferiu seu serviço de licenciamento e pagamento de royalties para a agência Harry Fox, que não estava preparada para assumir tal responsabilidade e obter todas as licenças mecânicas (direito autoral detido pelos compositores e pela gravadora). Um representante do Spotify não quis se manifestar em relação ao assunto.

Essa ação judicial não pode ser considerada uma entrada com o pé esquerdo no ano que se inicia, uma vez que o serviço já foi alvo de diversos processos ao longo de sua existência envolvendo direitos autorais.

processo Spotify the doors gravadora neil young

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'