YouTube cria concurso para orquestra colaborativa

Internautas devem enviar vídeos tocando sinfonia composta exclusivamente para o evento; vencedores se apresentam no Carnegie Hall, em NY

Da redação Publicado em 02/12/2008, às 13h42

O YouTube lançou um concurso de vídeos para montar a "primeira orquestra colaborativa on-line" do mundo. A competição vai reunir músicos de todo o mundo em uma apresentação marcada para abril de 2009. Assista abaixo ao vídeo sobre a iniciativa.

Para participar, os internautas devem se inscrever na página do concurso e enviar um vídeo tocando a "sinfonia da internet", composta especialmente para o evento, e uma outra música clássica, de livre escolha. Partituras para diversos instrumentos estão disponíveis no canal do concurso.

O tema "Internet Symphony No. 1 Eroica'' foi composto pelo chinês Tan Dun, responsável pelo tema das Olimpíadas e ganhador do Oscar e do Grammy (ambos pelo trilha original de O Tigre e o Dragão).

"A Orquestra Sinfônica do YouTube é o primeiro programa deste tipo, e transformará apresentações individuais em um sinfonia global, mudando a maneira em que músicos se conectam através da Internet", afirma texto publicado no blog do site. O prazo para as inscrições termina em 28 de janeiro.

Músicos de orquestras profissionais vão selecionar um grupo de semifinalistas. A partir de fevereiro, os escolhidos serão divulgados, e os internautas poderão escolher os finalistas por meio de votação. Os vencedores apresentam a sinfonia na lendária casa de shows Carnegie Hall, em Nova York, além de participarem de aulas sobre música clássica durante três dias. Todas as despesas serão pagas pelo Google, detentor dos direitos sobre o YouTube.

YouTube internet musica-classica

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’