Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

20 discos natalinos para ouvir em dezembro

Redação Publicado em 23/12/2017, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Além de ser uma data especial, o Natal movimenta a indústria da música desde os anos 1950, quando Elvis Presley vendeu 7 milhões de cópias com seu álbum natalino. De lá pra cá, vários cantores se arriscaram nesse repertório. Conheça vinte deles.
 - Reprodução
Além de ser uma data especial, o Natal movimenta a indústria da música desde os anos 1950, quando Elvis Presley vendeu 7 milhões de cópias com seu álbum natalino. De lá pra cá, vários cantores se arriscaram nesse repertório. Conheça vinte deles. - Reprodução

Elvis' Christmas Album, Elvis' Presley (1957)

O Rei do Rock surgiu em 1956, e nenhum álbum seu vendeu tanto nos Estados Unidos quanto esse disco natalino lançado em 1957, e que hoje soma mais de 7 milhões de cópias comercializadas, ancoradas em clássicos como "Silent Night", "Santa Claus Is Back in Town" e "White Christmas". Um álbum natalino tão tradicional quanto peru e rabanadas.


A Jolly Christmas from Frank Sinatra, Frank Sinatra (1957)

Sem alcançar o mesmo sucesso que Elvis, mas tão clássico quanto, A Jolly Christmas from Frank Sinatra marca a primeira investida do cantor no território das canções natalinas. A Capital Records relançou o álbum em 1963 com o título de The Christmas Album Sinatra, e em 2007 o disco ganhou um relançamento especial para festejar seus 50 anos.


A Christmas Gift for You from Phil Spector, vários (1963)

Reconhecido por muitos como o grande álbum de canções natalianas da história, A Christmas Gift for You reúne Darlene Love, The Ronnetes, The Crystals e Bob B. Soxx & the Blue Jeans sob produção do genial Phil Spector. O repertório é a trilha para um Natal inesquecivelmente dançante.


Dark Mark Does Christmas, Mark Lanegan (2012)

Eis um homem capaz de fazer pessoas que não gostam de natal sorrirem na data. Mark Lanegan lançou em novembro este EP natalino que traz cinco faixas, e sua voz intensa e impecável confere para cada canção um viés melancólico e sinistro.


Cee Lo's Magic Moment, Cee Lo Green (2012)

Outro cantor que está investindo no Natal em 2012 é Cee Lo Green, mas diferente de Mark Lanegan, Green quer fazer uma festa dançante. "All I Need Is Love", um dos primeiros clipes do álbum, conta com a participação dos Muppets, e Cee Lo Green canta ainda o hino "Silent Night".


Under the Mistletoe, Justin Bieber (2011)

Seguindo os passos de Elvis, Justin engatou logo após seu álbum de estreia um disco com canções natalinas, que alcançou o topo das paradas no final de 2011. O primeiro single foi "Mistletoe", canção que Justin apresentou pela primeira vez no Brasil, antes ainda do anúncio oficial do álbum.


A Very She & Him Christmas, She & Him (2011)

E quem diz que indie também não pode ser feliz no Natal? Em 2011, a dupla She & Him - a atriz e cantora Zooey Deschanel e o músico M. Ward. - gravou este disco repleto de versões para clássicos natalinos. A canção "I'll Be Home for Christmas" apareceu no 23º episódio da série New Girl, estrelada por Zooey.


Merry Christmas, Baby, Rod Stewart (2012)

Quem também usa o vozeirão para entoar hinos natalinos em 2012 é Rod Stewart, que está lançando Merry Christmas, Baby. O álbum conta com as participações de Michael Bublé, Cee Lo Green, Mary J. Blige e até samples de Ella Fitzgerald - a cantora lançou um elogiado álbum natalino em 1960, Ella Wishes You a Swinging Christmas.


Christmas In The Heart, Bob Dylan (2009)

Em 2009, Bob Dylan rendeu-se às canções natalinas, mas com um propósito: todos os lucros da venda de Christmas In The Heartdeveriam ser revertidos em beneficência das ONGs Feeding America, nos Estados Unidos, e Crisis, no Reino Unido, bem como para o World Food Programme. Sete das quinze músicas o álbum saíram do disco A Jolly Christmas, de Frank Sinatra.


Boogie Woogie Christmas, Brian Setzer Orchestra (2002)

A big band formada pelo ex-líder dos Stray Cats capricha no repertório natalino em dois álbuns: Boogie Woogie Christmas, de 2002, e Dig That Crazy Christmas, de 2005 (que traz uma versão rock'n roll de "Jingle Bells"). Dois discos que garantem uma bela festa natalina.


Christmas Album, The Beach Boys (1964)



Os Beach Boys lançaram em 1964 o Christmas Album, que fez muito sucesso e continuou a tocar bastante nas temporadas natalinas seguintes.


Christmas, Michael Bublé (2011)

Bublé, assim como seu conterrâneo Bieber, resolveu investir na festa do Papai Noel. Seu segundo disco festivo, o Christmas (2011), segue a linha tradicional, contendo faixas como "Jingle Bells" (com participação de The Puppini Sisters), "Mis Deseos/Feliz Navidad" (dueto com a mexicana Thalía) e "White Christmas" (dueto com Shania Twain).


Merry Christmas, Mariah Carey (1994)

Mariah Carey lançou, em 1994, o quarto álbum de sua carreira e o primeiro com o tema natalino. Merry Christmas inclui o clássico de natal "All I Want for Christmas Is You". O disco fez tanto sucesso que em 2016 a loira presenteou os fãs com o relançamento.


Happy Holidays, Billy Idol (2006)

Em 2006, Idol gravou um disco com músicas natalinas, Happy Holidays. O álbum conta com a música “Jingle Bell Rock”, que ficou ainda mais conhecida após ser usada no filme Meninas Malvadas.


My Kind of Christmas, Christina Aguilera (2000)

Christina Aguilera foi invadida pelo espírito natalino e no dia 24 de outubro de 2000 lançou seu primeiro álbum de Natal. My Kind Of Christmas contém versões de músicas tradicionais da época como “Have Yourself a Merry Little Christmas” e “Angels We Have Heard On High”.


Wrapped in Red, Kelly Clarkson (2013)

Wrapped in Red é o sexto álbum e primeiro de Natal da cantora norte-americana Kelly Clarkson. Ele foi lançado no dia 25 de outubro de 2013 e traz dezesseis faixas natalinas, das quais cinco são originais e onze são versões de canções tradicionais.

Há duetos com Ronnie Dunn, Reba McEntire e Trisha Yerwood.


Sounds of the Season: The Taylor Swift Holiday Collection, Taylor Swift (2007)

Como recordar é viver, não podíamos deixar de falar do segundo trabalho da cantora e compositora Taylor Swift. Conhecido como The Taylor Swift Holiday Collection, foi lançado em outubro de 2007 pela gravadora Big Machine. O EP tem uma essência country com duas gravações originais, escritas por Taylor, “Christmases When Were Mine” e “Christmas Must Be Something More”, além de regravações de canções tradicionais natalinas.


These Are Special Times, Céline Dion (1998)

These Are Special Times é o primeiro disco de natal da cantora canadense Celine Dion. Lançado em 1998, o álbum traz grandes sucessos como “I’m Your Angel” e “The Prayer”, em dueto com Andrea Bocelli. O disco é um clássico natalino e um grande marco na carreira de Celine, ultrapassou 12 milhões de cópias vendidas no mundo todo.


Christmas Kisses, Ariana Grande (2013)

Ariana Grande também entrou no espírito natalino em seu EP de estreia. Lançado em 2013, Christmas Kisses é uma coleção festiva de covers de canções natalinas clássicas, como “Last Christmas” e “Santa Baby”.


On This Winter’s Night, Lady Antebellum (2012)

On This Winter’s Night é o quarto álbum e primeiro voltado para canções natalinas do trio norte-americano Lady Antebellum. O disco foi lançado em outubro de 2012 e contém doze faixas, sendo onze regravações de músicas tradicionais natalinas e um single original, “On This Winter’s Night”.