Alessandra Ambrósio é criticada por usar acessório indígena

Uso "banal" do cocar reforçaria estereótipos de índios norte-americanos

Redação Publicado em 11/04/2014, às 20h14 - Atualizado em 14/04/2014, às 19h23

.
Instagram

Em festivais como o Coachella - que começou nesta sexta-feira, 11, na Califórnia - não é incomum avistar alguém com um cocar indígena – a peça se tornou o elemento “hipster” preferido na criação de visuais para o evento.

Doze escândalos do mundo da moda

A atriz Vanessa Hugdens foi vista com o acessório durante o festival em 2013 e, este ano, Alessandra Ambrósio postou uma foto no Instagram vestindo a peça, com a legenda “Me inspirando para o Coachella com esse incrível adereço nativo americano!”.

Assim como Hudgens, Ambrósio foi criticada pela atitude – que envolveria ignorar o significado espiritual do cocar, relevar o genocídio ainda perpetuado nos dias de hoje e reforçar os estereótipos de índios norte-americanos.

Arcade Fire, Muse e Outkast são as atrações principais do Coachella 2014. Outros grandes nomes deste ano são Queens of the Stone Age, Pharrell Williams, The Replacements, Beck, Lana Del Rey, The Knife, Foster The People e Motörhead. Entre os novos artistas que se destacaram bastante em 2013 estão Haim, Lorde e Disclosure. Já as atrações de música eletrônica contam com Skrillex, Zedd, Girl Talk e Duck Sauce.