Artistas em queda

Relembre oito músicos que foram ao chão no meio de uma performance - e não como parte da coreografia

Redação Publicado em 11/11/2011, às 13h23 - Atualizado em 25/05/2015, às 13h32

Mariah Carey
Reprodução

Há décadas que a televisão do mundo todo lucra com as muitas variantes da “vídeocassetada”. Não tem como negar: mesmo sendo um riso fácil, de comédia pastelão, um tombo – desde que não machuque ninguém – é uma piada pronta.

Se você está no show e vê o artista dar aquela derrapada se esborrachar no chão, a primeira reação pode ser de apreensão. Sempre há aquele medo de que tenha sido algo grave, de que a pessoa possa ter caído de mau jeito. Mas para os internautas, que assistem ao vídeo com outros olhos, já sabendo que ficou tudo bem, a diversão é garantida.

Separamos oito dos mais marcantes tombos em palco, aqueles que não feriram os acidentados (talvez só o orgulho deles tenha saído danificado), mas que circularam bastante pela internet nos últimos tempos.


Se tem um tipo de artista que pode tomar tombo é a cantora de axé. Não é para qualquer um pular daquele jeito, usando salto, e ainda por cima cantar ao mesmo tempo. Porém, neste caso, Ivete Sangalo caiu antes de começar a saltitar... ela estava entrando para sua performance, que abriu um show da Beyoncé no estádio do Morumbi, em São Paulo, quando a gravidade fez seu estrago (pouco depois dos dois minutos de vídeo).
Neste vídeo, a plateia, emocionada, ovacionava Paul McCartney após a grande apresentação realizada pelo ex-beatle em São Paulo, no estádio do Morumbi. Aplausos, grito, emoção e, de repente, o susto! Deixando o palco, Sir McCartney, se aproximando seus 70 anos, escorregou. Momentos de tensão. Mas logo ele se levanta e as 60 mil pessoas que estavam no local soltaram a respiração aliviadas. Notícias extra-oficiais deram conta, no dia seguinte, de que Paul estaria com dores no joelho e que poderia ter problemas para fazer a segunda apresentação marcada para acontecer na capital paulista. Mas na hora do show lá estava ele, firme e forte.
Em Brasília, caem ministros, cai a dignidade geral do país... e cai Caetano.Ficou histórico o tombo que ele levou em um show realizado em maio de 2009 na cidade.
A passagem do Guns N’ Roses pelo Brasil, este ano, teve todo tipo de polêmica: medo de atrasos, boatos de que o vocalista Axl Rose teria perdido o voo e não chegaria a tempo, declarações polêmicas de Roberto Medina, organizador do festival que o recebeu, o Rock in Rio, enfim... e isso tudo foi fora do show! Durante a apresentação em si, as derrapadas na hora de tocar músicas sagradas do repertório da banda deram o que falar.

Mas em uma performance realizada na Cidade do México logo depois a escorregada do Guns, ou melhor, de Axl, foi um pouco mais literal. Durante a execução de "Knockin' On Heaven's Door", ele perdeu o equilíbrio e foi para o chão. No vídeo dá para ver a reação de parte da plateia, que primeiro riu, depois, quando Axl se levantou e estava recomposto, aplaudiu o frontman.


Durante uma apresentação do Aerosmith em Toronto, ao longo da execução de "Love in an Elevator", o vocalista Steven Tyler, deu um empurrão de "brinks" no guitarrista Joe Perry, que claramente não curtiu muito - devolvendo o gesto com uma bundada enquanto o frontman fanfarrão se encontrava na borda do palco, agitando os fãs. O resultado? Tyler perde o equilíbrio e mergulha na plateia (um pouco antes dos 4 minutos e meio). Na época do ocorrido, agosto de 2010, foi até especulado se esse era um golpe publicitário ou se os integrantes estavam mesmo partindo para a agressão física, já que eles andavam se estranhando fazia algum tempo.
A cantora Mariah Carey escorregou durante uma apresentação em Cingapura, em evento relacionado ao GP de Fórmula 1, em setembro de 2010. A artista, no momento, cantava "Make It Happen". Ao cair, Mariah bem que tentou disfarçar esticando os braços, como se o ocorrido fosse, na verdade, um passo de dança. Porém, imediatamente seus dançarinos a socorreram, e ela, sem graça, mandou a piadinha: "Eu fiz de propósito!".
Foi tanto olho gordo em cima da pobre Amy Winehouse quando ela veio ao Brasil, em janeiro do ano passado, que haja equilíbrio! Na época em uma turnê aguardada de retorno aos palcos, não se sabia o que esperar da artista e tinha muito espírito de porco torcendo pelo pior. No show de Recife, Amy, após um rodopio, foi de encontro ao chão. Quem cai, levanta, e assim, ela sorriu e deu sequência à noite.
Kanye West desceu até o chão durante uma apresentação na Noruega, em agosto deste ano. Mas não foi de propósito. O rapper estava no meio da performance de "All Of The Lights", de seu disco My Beautiful Dark Twisted Fantasy, quando... ops! Tomou um tombo.
Talvez o mundo da música esperasse ansiosamente o dia em que The Edge, guitarrista do U2 caisse do palco. A piada pronta aconteceu durante a noite de estreia da turnê Innocence + Experience, em show realizado em Vacouver, no Canadá. Durante a faixa “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, a última do set, o músico, distraído, não notou o fim do palco, caindo subitamente no chão. Felizmente, o guitarrista saiu sem nenhuma lesão grave, mas deve ter ouvido centenas de piadas sobre o próprio nome, que, em inglês, significa "o limite" ou "a borda".