De Beyoncé a Michael Jackson: as coreografias nos videoclipes

Redação Publicado em 16/04/2013, às 19h17 - Atualizado às 19h39

Galeria – Coreografias – Beyoncé – Capa
Reprodução / Vídeo

“ Don't Cha” – The Pussycat Dolls

Foi com as Pussycat Dolls que Nicole Scherzinger subiu ao estrelato. Neste clipe, o primeiro a estourar por aqui, elas abusam de coros burlescos e sussurrados e colocam barrigas e pernas de fora.


“ I'm a Slave 4 U” – Britney Spears

Britney deixou de lado o visual Lolita e embarcou de vez no estilo mulherão neste clipe. Ela faz caras, bocas, sussurra. E, claro, dança acompanhada dos seus bailarinos, todos com corpos suados.


“ Everybody (Backstreet's Back)” – Backstreet Boys

Os tais garotos da rua de trás colocaram as boy bands em outro patamar neste clipe, tudo graças à coreografia que começa só no fim do quarto minuto de vídeo. Os garotos confirmaram que sabiam dançar – com passos ligeiramente semelhantes àqueles de Michael Jackson e “Thriller”, mas tudo bem.


“ Here It Goes Again” – Ok Go

Um clássico que saiu do indie e chegou ao pop graças a uma boa ideia de clipe. Uma coreografia simples e contagiante criada com os quatro integrantes e seis esteiras de corrida. Ponto para a simplicidade e engenhosidade deles.


“ Hips Don't Lie” – Shakira

Quem merece todas as palmas por esse clipe são os quadris chacoalhantes e hipnotizantes da cantora colombiana. Vão para um lado, para outro, sem parar. Vez ou outra, eles ainda fazem um movimento que certamente deveria ser desconhecido para a maioria da humanidade.


“ Gangnam Style” – Psy

O que falar do fenômeno chamado Psy e da coreografia mais falada e imitada no mundo em 2012? A tal dança do cavalo louco virou hit, sucesso absoluto por onde passou e alavancou com força a carreira do rapper sul-coreano, que se tornou uma estrela no ocidente em um piscar de olhos.


“Melô Do Tchan (Segure O Tchan)” – É o Tchan!

Calma, calma. Sabemos que a escolha do É o Tchan! é polêmica. Mas, afinal, o que seriam eles senão a banda com maior popularidade no quesito de coreografias no Brasil? Não colocamos valores aqui, goste-se ou não, nos meados da década de 90, era só cantar o verso: “segure o tchan, amarre o tchan”, que alguém faria a coreografia no melhor estilo Carla Perez. Isso sem falar de todas as outras dancinhas vindas deles (“Boquinha da Garrafa”, por exemplo) e da leva de bandas de pagode e axé que seguiram nesta mesma onda rebolante.


“Faz Uó” – Banda Uó

Eis um exemplo de como a moda das dancinhas do É o Tchan! foi marcante para a produção nacional. Chegou ao multicultural tecnobrega e electromelody da Banda Uó, que também engatou uma coreografia.


“ Single Ladies (Put A Ring On It)” – Beyoncé

Beyoncé mostrou que, para ficar com a valiosa cantora, o pretendente vai precisar parar de adiar o casório e colocar um anel de compromisso no dedo da moça. Aqui, coreografia e fotografia trabalharam juntas criando uma estética final diferenciada e marcante.


“Thriller” – Michael Jackson

“Thriller”, de Michael Jackson, de fato marcou época e mudou a forma de como os videoclipes eram feitos e consumidos. A revolução ficou completa porque é neste vídeo que consta a que talvez seja a maior coreografia de música de todos os tempos. Flash mobs são feitos aos montes com a dancinha dos lobisomens executada pelo Rei do Pop. Um clássico.