Dez corredores do cinema: dos mais convencionais aos mais improváveis

Redação Publicado em 11/10/2013, às 16h52 - Atualizado às 16h56

Galeria – Corredores no cinema – Capa – Rocky
Reprodução

O Sobrevivente (1987)

Não podemos questionar os motivos pelos quais Arnold Schwarzenegger corre neste filme, baseado em uma ficção científica de Stephen King. Ele corre pela vida, em um reality show insano.


Juno (2007)

O namorado da personagem título é vivido por Michael Cera. O colegial Paulie Bleeker pratica corrida e, apesar da aparência de boboca, ele é um bom corredor. Em dado momento, ele inclusive bate o recorde local em corrida.

Daniella Cicarelli, Adriane Galisteu e outros artistas contam como se apaixonaram pela corrida de rua.


Forrest Gump (1995)

Bom, o que falar de Forrest, este amável personagem que simplesmente decidiu começar a correr e, quando viu, atravessou os Estados Unidos, tornou-se famoso e ainda angariou novos corredores para esta jornada aparentemente sem sentido?


Carruagens de Fogo (1981)

Talvez a trilha-sonora, criada pelo compositor grego conhecido como Vangelis, tenha se tornado maior do que o filme em si – até bandas de rock usam para fazer abertura dos shows, veja só. Ainda assim, o filme de Hugh Hudson é um clássico do cinema, com quatro Oscars – inclusive pela música –, e recria a história da equipe britânica de atletismo nas Olimpíadas de 1924.

Artistas mostram as músicas preferidas para a prática da corrida de rua.


Prefontaine, 1997

Jared Leto, também vocalista do Thirty Seconds To Mars, interpreta Prefontaine, um mítico atleta da corrida norte-americano que morreu aos 24 anos, detentor de sete recordes de corridas de pista.


Corra, Lola, Corra (1998)

O filme alemão de Tom Tykwer é de tirar o fôlego e, como o nome diz, tem uma corrida frenética. A personagem-título precisa recuperar 100 mil marcos alemães para salvar a vida do namorado.


Maratona da Morte, 1976

O longa-metragem conta com uma atuação primorosa de Dustin Hoffman, como o historiador e corredor Thomas "Babe" Levy.

Aplicativos conquistam corredores com múltiplas funções.


O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Sim, nós sabemos que o filme passa longe de qualquer outra lista de filmes de corrida de rua, mas decidimos fazer uma exceção. A explicação é essa: os personagens de Orlando Bloom (o elfo Legolas), Viggo Mortensen (o humano Aragorn) e John Rhys-Davies (o anão Gimli) passam grande parte do segundo filme da trilogia de Peter Jackson correndo atrás de sanguinários orcs que sequestraram amigos deles. Não é uma corrida propriamente dita, mas lá estão eles, perseguindo os inimigos por dias, implacavelmente.


Sim Senhor (2008)

Nesta comédia, Jim Carrey interpreta um personagem que passa a dizer “sim” para qualquer coisa que lhe sugerem. E, entre as várias atividades, que incluem até organizar um chá de bebê, está começar a praticar corrida com a mocinha do filme, vivida pela sempre bela Zooey Deschanel.


Rocky – Um Lutador (1976)

Sylvester Stallone criou a história de Rocky Balboa, um boxeador da Filadélfia, que vence na base da perseverança – muito mais do que na técnica, já que ele mais apanha do que bate. É, contudo, uma cena em que ele corre e sobe as escadarias do Museu de Arte que representa muito do que é o espírito de força de vontade para correr, ao som de “Gonna Fly Now”.

Vamos correr? Veja dez músicas que não podem faltar na sua playlist.