Dez discos natalinos para ouvir em dezembro

Redação Publicado em 22/12/2012, às 19h18 - Atualizado às 19h20

Além de ser uma data especial, o Natal movimenta a indústria da música desde os anos 50, quando Elvis Presley vendeu 7 milhões de cópias com seu álbum natalino. De lá pra cá, vários cantores se arriscaram no repertório natalino. Conheça dez deles.
Reprodução / Site Oficial

Elvis' Christmas Album, Elvis' Presley (1957)

O Rei do Rock surgiu em 1956, e nenhum álbum seu vendeu tanto nos Estados Unidos quanto esse disco natalino lançado em 1957, e que hoje soma mais de 7 milhões de cópias comercializadas, ancoradas em clássicos como "Silent Night", "Santa Claus Is Back in Town" e "White Christmas". Um álbum natalino tão tradicional quanto peru e rabanadas.


A Jolly Christmas from Frank Sinatra, Frank Sinatra (1957)

Sem alcançar o mesmo sucesso que Elvis, mas tão clássico quanto, A Jolly Christmas from Frank Sinatra marca a primeira investida do cantor no território das canções natalinas. A Capital Records relançou o álbum em 1963 com o título de The Christmas Album Sinatra, e em 2007 o disco ganhou um relançamento especial para festejar seus 50 anos.


A Christmas Gift for You from Phil Spector, vários (1963)

Reconhecido por muitos como o grande álbum de canções natalianas da história, A Christmas Gift for You reúne Darlene Love, The Ronnetes, The Crystals e Bob B. Soxx & the Blue Jeans sob produção do genial Phil Spector. O repertório é a trilha para um Natal inesquecivelmente dançante.


Dark Mark Does Christmas, Mark Lanegan (2012)

Eis um homem capaz de fazer pessoas que não gostam de natal sorrirem na data. Mark Lanegan lançou em novembro este EP natalino que traz cinco faixas, e sua voz intensa e impecável confere para cada canção um viés melancólico e sinistro.


Cee Lo's Magic Moment, Cee Lo Green (2012)

Outro cantor que está investindo no Natal em 2012 é Cee Lo Green, mas diferente de Mark Lanegan, Green quer fazer uma festa dançante. "All I Need Is Love", um dos primeiros clipes do álbum, conta com a participação dos Muppets, e Cee Lo Green canta ainda o hino "Silent Night".


Under the Mistletoe, Justin Bieber (2011)

Seguindo os passos de Elvis, Justin engatou logo após seu álbum de estreia um disco com canções natalinas, que alcançou o topo das paradas no final de 2011. O primeiro single foi "Mistletoe", canção que Justin apresentou pela primeira vez no Brasil, antes ainda do anúncio oficial do álbum.


A Very She & Him Christmas, She & Him (2011)

E quem diz que indie também não pode ser feliz no Natal? Em 2011, a dupla She & Him - a atriz e cantora Zooey Deschanel e o músico M. Ward. - gravou este disco repleto de versões para clássicos natalinos. A canção "I'll Be Home for Christmas" apareceu no 23º episódio da série New Girl, estrelada por Zooey.


Merry Christmas, Baby, Rod Stewart (2012)

Quem também usa o vozeirão para entoar hinos natalinos em 2012 é Rod Stewart, que está lançando Merry Christmas, Baby. O álbum conta com as participações de Michael Bublé, Cee Lo Green, Mary J. Blige e até samples de Ella Fitzgerald - a cantora lançou um elogiado álbum natalino em 1960, Ella Wishes You a Swinging Christmas.


Christmas In The Heart, Bob Dylan (2009)

Em 2009, Bob Dylan rendeu-se às canções natalinas, mas com um propósito: todos os lucros da venda de Christmas In The Heartdeveriam ser revertidos em beneficência das ONGs Feeding America, nos Estados Unidos, e Crisis, no Reino Unido, bem como para o World Food Programme. Sete das quinze músicas o álbum saíram do disco A Jolly Christmas, de Frank Sinatra.


Boogie Woogie Christmas, Brian Setzer Orchestra (2002)

A big band formada pelo ex-líder dos Stray Cats capricha no repertório natalino em dois álbuns: Boogie Woogie Christmas, de 2002, e Dig That Crazy Christmas, de 2005 (que traz uma versão rock'n roll de "Jingle Bells"). Dois discos que garantem uma bela festa natalina.