Dez filmes que retratam o mundo da moda

Redação Publicado em 07/02/2013, às 13h54 - Atualizado às 14h03

Veja a seguir uma seleção de filmes interessantes para quem gosta de moda. Há todos os tipos de retratos sobre o assunto, com comédia, drama, musical, documentário e as visões de modelos, estilistas e fotógrafos.
Reprodução/vídeo

Valentino: The Last Emperor - O documentário serve como uma homenagem ao italiano Valentino Garavani, que à época, janeiro de 2008, estava para se aposentar. O doc retrata sua despedida da carreira, marcada por um desfile memorável para a história da moda.
Cinderela em Paris - No musical, Jo (Audrey Hepburn) acaba virando modelo por pura sorte. Inicialmente, ela, funcionária de uma livraria, não tem nenhum interesse no trabalho, mas acaba encantada pelo mundo apresentado a ela pelo fotógrafo Dick Avery (Fred Astaire).
Zoolander - A comédia protagonizada por Ben Stiller é uma paródia do mundo da moda. Nela, o modelo tapado Derek Zoolander se vê à sombra de Hansel (Owen Wilson), um modelo novato. Para quem ama o filme, uma ótima notícia: ele ganha uma continuação em 2016!
O Diabo Veste Prada - Talvez o mais popular dos retratos do mundo da moda dos últimos tempos. Na trama, uma garota recém-formada (Anne Hathaway) consegue um emprego como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), uma famosa editora de uma grande revista de moda. É comumente dito que o livro que inspirou o filme retrata Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana – afinal, ele foi de fato escrito por uma ex-assistente de Wintour! Há um boato de que, por essa razão, diversas celebridades do mundo da moda teriam se negado a fazer pontas no filme – ninguém queria correr o risco de provocar a ira de Wintour.
Coco Antes de Chanel - Audrey Tautou interpreta a famosa Gabrielle 'Coco' Chanel e mostra o início da carreira da designer de origem simples que se tornou um dos maiores nomes da moda no mundo todo.
The September Issue - O documentário registrou como a editora-chefe da Vogue Anna Wintour preparou a edição de fall fashion da revista em 2007. Essa edição é a segunda maior já feita na história da revista (a edição de setembro de 2012 superou a de 2007). Foram oito meses de preparação e atrito que mostram que a personagem Miranda Priestly não estava tão longe assim da Wintour da vida real.
Prêt-à-Porter - A sátira de Robert Altman de 1994 retrata os bastidores de um desfile em Paris do ponto de vista de fotógrafos, designers, editores de revista e repórteres que estão lá para investigar um crime.
Unzipped - O documentário de 1995 acompanha o designer Isaac Mizrahi, que à época era namorado do diretor do doc, Douglas Keeve, enquanto ele planeja e exibe sua coleção de outono de 1994. O filme, no fim das contas, acabou com o relacionamento dos dois e causou o fim do namoro. Naomi Campbell, Cindy Crawford, Kate Moss, Christy Turlington e Linda Evangelista fazem aparições.
It - O filme mudo de 1927 é creditado como o responsável pela criação do conceito de It Girl – que hoje em dia é usado muito mais amplamente do que os fashionistas gostariam.
Bill Cunningham New York - O documentário de 2010 faz um perfil de um dos fotógrafos de street fashion mais famosos do mundo. Excêntrico, Bill é um marco de Manhattan e responsável pela coluna On The Street do jornal The New York Times.