Dez grandes shows de rock que você verá no Brasil em 2013

Redação Publicado em 27/12/2012, às 15h02 - Atualizado em 06/02/2013, às 12h25

Pearl Jam - Galeria Classicos
Reprodução / Facebook Oficial

Slayer

O Rock in Rio sera um prato cheio para os fãs do metal: além de contar com o Iron Maiden e o Metallica, o festival ainda terá entre as suas atrações o Slayer. Capitaneado por Tom Araya, o grupo traz ao Brasil um show baseado no repertório de seu mais recente disco, World Painted Blood (2009). Entretanto, é claro que clássicos como “Raining Blood” não poderão faltar no repertório da apresentação, que acontece no dia 22 de setembro.


Yes

Maio será um bom mês para os fãs brasileiros de rock progressivo, pois nele estará a chance de ver ao vivo uma das grandes bandas do gênero, o Yes. Sem o vocalista Jon Anderson, mas com Steve Howe, Chris Squire e o tecladista Rick Wakeman, os donos de discos como Tales from Topographic Oceans e Close to the Edge tocam em dois shows no país: no dia 24 de maio, em São Paulo (HSBC Brasil) e, no dia seguinte, no Rio de Janeiro (Vivo Rio).


Flaming Lips

Conhecido por um show performático e cheio de maluquices, o Flaming Lips faz um dos principais shows do primeiro dia do Lollapalooza, em 29 de março. Em sua segunda passagem pelo país (a primeira foi em 2005, no finado Claro Que É Rock), o vocalista Wayne Coyne promete contagiar a plateia brasileira com sua bolha de plástico (na qual costuma entrar e andar sobre o público nos shows) e com clássicos do rock alternativo como “Do You Realize?”.


Iron Maiden

Outra veterana banda de metal que retorna ao Rock in Rio é o Iron Maiden, que tocou no festival de Roberto Medina em 1985 e 2001 – nesse último, o grupo gravou por aqui um CD ao vivo, que marcou a volta de Bruce Dickinson aos microfones. Para quem não quer perder clássicos como “Fear of the Dark” e “The Number of the Beast”, vale prestar atenção: o Iron toca no Rock in Rio no dia 22 de setembro.


Metallica

O Metallica parece aquele amigo seu que nunca sai da sua casa, mas que é sempre uma visita bem vinda. Em setembro, o grupo de James Hatfield e Kirk Hammett vem para encerrar uma das noites do Rock in Rio, no dia 19 de setembro, em sua sexta passagem pelo Brasil – e a terceira em um espaço de apenas três anos.


Alice in Chains

Outra banda pertencente ao primeiro time do grunge que vem ao Brasil em 2013 é o Alice in Chains. Reformado depois da morte do vocalista Layne Staley, o grupo volta ao país dois anos depois do show na última edição do SWU. Dessa vez, a apresentação acontece no Rock in Rio, no dia 19 de setembro, abrindo para o Metallica.


Queens of the Stone Age

Em sua primeira passagem pelo Brasil, eles foram parar na delegacia. Na segunda, fizeram um dos shows mais intensos daquele ano. Os antecedentes não mentem: a Tterceira vez do Queens of the Stone Age do Brasil tem tudo para ser marcante. Prestes a lançar um novo trabalho (com participações de Dave Grohl e Trent Reznor), o grupo de Josh Homme fará um dos shows principais da segunda noite do Lollapalooza, no dia 30 de março.


Pearl Jam

Depois de fazer uma grande turnê pelo Brasil em 2010, com shows no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, o Pearl Jam regressa ao país para ser um dos headliners do Lollapalooza Brasil. A banda de Eddie Vedder, que não lança um álbum de inéditas desde 2009, toca no festival paulistano na noite do dia 31 de março, encerrando a programação.


Elton John

Prejudicado pela escalação do último Rock in Rio, que o colocou ao lado de cantoras pop como Rihanna, Katy Perry e Claudia Leitte, Sir Elton John volta ao Brasil para três apresentações. Dessa vez, entretanto, o cantor não terá de dividir seu brilho com mais ninguém, tocando em São Paulo (27 de fevereiro, no Jockey Clube), Porto Alegre (5 de março, no Estádio do Zequinha), Brasília (8 de março, no Ginásio Nilson Nelson) e Belo Horizonte (9 de março, no recém-reinaugurado Mineirão).


Bruce Springsteen

Dono de um dos melhores discos de 2012, Bruce Springsteen vem ao Brasil pela segunda vez em novembro, encerrando o primeiro final de semana da programação do Rock in Rio no dia 15 de setembro. Entre os destaques de seu set list, que costuma durar pelo menos três horas, com certeza deve estar “Born to Run”, faixa-título de um dos seus maiores álbuns.