Nudez, lágrimas e declarações de amor - dez momentos inesquecíveis do Rock in Rio

Paulo Cavalcanti Publicado em 14/09/2017, às 14h35

Galeria Momentos Marcantes Rock in Rio - Abre

Hoje, dia 15, começa a sétima edição do Rock in Rio. O festival vai até o dia 24. Ao longo destas mais de três décadas de existência do evento, por lá passaram nomes imortais do pop/rock tanto nacionais como internacionais. Várias das atuações tornaram-se inesquecíveis, marcando a vida daqueles que as presenciaram. Alguns destes grandes artistas fizeram sua estreia em palcos brasileiros justamente no Rock in Rio. Outros apresentaram-se exclusivamente lá, para nunca mais voltar ao Brasil, como foram os casos de Prince e de George Michael. Aqui estão dez shows que fizeram história dentro do Rock in Rio.


Queen



Em janeiro de 1985, no primeiro Rock in Rio, o quarteto liderado pelo cantor Freddie Mercury vivia um momento glorioso, levando à estrada a turnê do álbum The Works. O Queen protagonizou um dos momentos mais grandiosos de toda história do festival.


Iron Maiden



A edição inaugural do Rock in Rio trouxe inúmeros ícones do heavy metal pela primeira vez ao Brasil, como AC/DC, Scorpions e Ozzy Osbourne. Entre eles estava o Iron Maiden, que fez show no dia 11 de janeiro. Na época, a banda estava na estrada com o álbum Powerslave. O Iron Maiden iria voltar ao país inúmeras vezes, mas o caso de amor com o Brasil começou aqui.


James Taylor



O cantor e compositor de soft rock foi escolhido pelo próprio Roberto Medina para se apresentar no primeiro Rock in Rio, em 1985– o empresário idealizador do Rock in Rio era uma grande fã dele. Muitos pensavam que ele estaria deslocado no festival, mas Taylor foi muito bem recebido e fez a enorme plateia se emocionar com o hino “You’ve Got a Friend”, escrito pela amiga Carole King. A experiência foi tão memorável que ele até escreveu “Only a Dream in Rio” a respeito da recepção que teve por parte dos cariocas.


Prince



O lendário músico veio uma única vez ao Brasil. Foi durante a segunda edição do Rock in Rio, ocorrida em janeiro de 1991. Acompanhado pela banda The New Power Generation, Prince dez uma apresentação histórica e cheia de groove no Estádio Maracanã, tocando “Purple Rain”, “Let’s Go Crazy” e outros hits.


Guns N’ Roses



Nesta primeira vez do Guns no Brasil, a banda apresentou em primeira mão algumas canções dos dois volumes de Use Your Illusion, que só sairia alguns meses depois. O baterista Matt Sorum e o tecladista Dizzy Reed também estrearam na banda nestes shows do Rock in Rio. As performances de Axl Rose, Slash e cia. aconteceram no Estádio Maracanã, nos dias 20 e 23 de janeiro de 1991.


George Michael



O cantor apresentou-se na segunda edição do Rock in Rio, nos dias 25 e 27 de janeiro de 1991. Foi um momento especial para os fãs, já que Andrew Ridgeley, ex-parceiro de Michael no Wham!, apareceu para cantar com ele.


Neil Young

Até então, a única apresentação do cantor canadense no Brasil foi esta aqui. Neil Young pisou no palco da cidade do rock no dia 20 de janeiro de 2001, durante a terceira edição do Rock in Rio.


Queens of the Stone Age



A banda liderada por Josh Homme começava a firmar o nome no Brasil. Nesta apresentação no Rock in Rio 3, ocorrida em janeiro de 2001, confirmou o status. Mas muita gente lembra do show pelo fato do baixista Nick Olivieri ter tocado completamente nu.


Beyoncé



A cantora veio ao Brasil pela primeira vez em 2010. Três anos depois, retornou ao país com um show memorável dentro da quinta edição do Rock in Rio, apresentando-se na Cidade do Rock no dia 13 de setembro.


Bruce Springsteen



O cantor só havia tocado no Brasil uma vez. Foi em São Paulo, em 1988, em um show em prol da Anistia Internacional. Por isso este retorno, no dia 21 de setembro de 2013, na quinta edição do Rock in Rio, foi tão celebrado. The Boss, como sempre, deu o sangue.