Celebre o dia da saudade ouvindo dez músicas que falam dela

Redação Publicado em 30/01/2013, às 13h28 - Atualizado às 13h51

Jão Gilberto - still
Reprodução/Vídeo

“Chega de Saudade” – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Provavelmente é a primeira da qual todo mundo se lembra quando o assunto é esse. O clássico da bossa canta “Chega de saudade/ A realidade, é que sem ela não há paz, não há beleza/ É só tristeza e a melancolia/ Que não sai de mim, não sai de mim, não sai”.


"Ai Que Saudade D'Ocê" - Vital Farias

"Faz tempo que eu não te vejo/ Ai, que saudade sem fim" cantaram Fagner, Geraldo Azevedo (vídeo), Fábio Jr., Elba Ramalho, entre outros.


“Saudade” – Marcelo Camelo

A faixa é do primeiro disco solo de Camelo, Sou, de 2008, lançado depois do fim do Los Hermanos. Curta e simples, a letra expressa o sentimento terminando com “Eu vivo tão sozinho de saudade”.


“Saudade” – Lurdez da Luz

Ajudando a representar a saudade no rap, Lurdez, ao lado de Rodrigo Brandão, canta da “saudade da moça mais bonita que já houve na cidade” nesta composição dela com Brandão, Marcelo Cabral e Daniel Bozzio.


“De Volta pro Meu Aconchego” – Dominguinhos e Nando Cordel

Grande sucesso na voz de Elba Ramalho nos anos 80. “Estou de volta pro meu aconchego/

Trazendo na mala bastante saudade”, cantava ela.


“Gostava Tanto de Você” – Tim Maia

Em seu extenso repertório dedicado às desilusões e mazelas do amor, Tim eternizou esta canção sobre saudade: “Não sei por que você se foi/ Quantas saudades eu senti/ E de tristezas vou viver/ E aquele adeus não pude dar…”


“Saudade” - Maria Bethânia & Lenine

“Saudade a lua brilha na lagoa/ Saudade a luz que sobra da pessoa/ Saudade igual farol engana o mar”, começam dizendo os versos. E essa é apenas uma das muitas canções dela a respeito do tema. Bethânia renderia uma lista só dela.


“Saudade” – Julieta Venegas e Otto

“Saudade quero ver pra crer/ Saudade de te procurar/ Na vida tudo pode acontecer/ Partir e nunca mais voltar”, cantam a artista mexicana (mas nascida nos Estados Unidos) e o músico brasileiro em uma de suas parcerias. A soma do clipe à letra dá ainda mais beleza à expressão da saudade.


“Dor de Verdade” – Marcelo D2

“Tá vendo que maldade/ Que a saudade fez comigo/ Me deu como castigo a solidão/ Me fez chorar/ Ela sabe muito bem/ Que sem amor corro perigo/ Por isso que eu lhe digo/ A saudade é muito má/ Saudade! Saudade!/ Hoje eu posso dizer o que é dor de verdade”, cantam Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e D2. Esse vídeo venceu o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Clipe.


“Saudade da Bahia” – Dorival Caymmi

O músico, depois de se mudar para o Rio, continuou lembrando e homenageando a sua Bahia em versos. “Ai, ai, que saudade eu tenho da Bahia/ Ai, se eu escutasse o que mamãe dizia”.