Grandes estreias de 2012

Redação Publicado em 01/01/2013, às 15h24 - Atualizado às 15h24

Rita Ora
Divulgação

Alabama Shakes

Bastou Boys & Girls chegar ao ouvido do público para que o Alabama Shakes se tornasse uma das grandes revelações do ano com a voz surpreendente de Brittany Howard. Cheia de moral a banda ainda se prepara para vir ao Brasil e se apresentar no Lollapalooza.


Gaby Amarantos

Há algum tempo Gaby Amarantos é conhecida como a “Beyoncé do Pará” e no ano passado chamou a atenção com o single “Xirley”, mas foi só em 2012 que ela lançou Treme, seu primeiro álbum, e conquistou ainda mais holofotes com outras faixas como “Ex Mai Love”.


Azealia Banks

Em dezembro de 2011, Azealia Banks deu a entender que seria um dos nomes do ano seguinte com o lançamento de seu primeiro single, “212”. Neste ano, ela lançou seu EP de estreia e logo depois revelou novas canções com a mixtape Fantasea.


O Terno

O irreverente trio paulistano resolveu assumir um posto de destaque em sua geração e colecionou elogios como o álbum de estreia, 66, e principalmente com a faixa “66”. A música ganhou um clipe caprichado que chamou ainda mais a atenção e rendeu prêmios à banda.


Jessie Ware

Ninguém no ano passado previa o surgimento de Jessie Ware, mas a cantora britânica lançou seu álbum de estreia, Devotion, em agosto, e ganhou audiência principalmente com a faixa “Wildest Moments”.


Banda Uó

Canções como “Shake de Amor” e a versão “Rosa” para “Last Night”, do Strokes, já haviam apresentado a irreverente Banda UÓ para o público, mas foi em 2012 que o trio lançou o álbum Motel e canções como “Faz UÓ”.


Rita Ora

Rita Ora é outra das cantoras que surgiram repentinamente em 2012 e, com ajudinha de Jay-Z, talvez tenha a sido mais efetiva ao colocar seu nome no mainstream. Sua faixa “How We Do (Party)” rodou o mundo e chegou ao topo das paradas na Inglaterra.


Silva

Pouca gente tinha ouvido falar de Silva quando o projeto foi apresentado no Sonár deste ano. O show surpreendeu os presentes e a expectativa para o álbum de estreia do capixaba cresceu. Ele apresentou em 2012 outras músicas além daquelas já presentes em seu primeiro EP.


Howler

Assim que a banda norte-americana lançou America Give Up, seu disco de estreia, resolveram vir ao Brasil para apresentar suas primeiras composições gravadas. A experiência foi boa e a música “Back of Your Neck” ficou gravada como uma das mais expressivas do ano.


Madrid

Do Bonde do Rolê veio Marina Vello. Do Cansei de Ser Sexy veio Adriano Cintra. E a dupla resolveu lançar um inesperado projeto solo completamente diferente do que faziam em suas respectivas bandas.


Jack White

Ok, todo mundo já conhecia Jack White e sabia que o ex-White Stripes é um dos grandes nomes da música atual, mas foi só neste ano que o guitarrista lançou Blunderbuss, o primeiro disco de sua carreira solo.


Tereza

A evolução da banda Tereza em seu disco de estreia em relação às gravações que haviam lançado anteriormente é clara, e os cariocas mostraram guitarras e pop ensolarado no divertido disco Vem Ser Artista Aqui Fora.