Retrospectiva: os momentos mais marcantes do entretenimento em 2013

Redação Publicado em 24/12/2013, às 15h25 - Atualizado às 15h34

Miley Cyrus e Robin Thicke
Frank Micelotta / AP

Grandes retornos

O ano foi de grandes retornos no mundo da música. David Bowie surpreendeu a todos ao anunciar The Next Day depois de dez anos desde o lançamento de Reality. Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler reuniram a formação clássica do Black Sabbath pela primeira vez desde 1979 para lançar o disco 13 (mas sem Bill Ward). O Daft Punk voltou a dominar pistas de dança com hits como “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance”, enquanto Justin Timberlake lançou não apenas um, mas dois discos para compensar os sete anos dedicados exclusivamente ao cinema.

Leia mais.


Playstation 4 x Xbox One

O mundo dos games comemorou neste ano o nascimento de uma nova geração de consoles. Foi na famosa feira E3, em Los Angeles, que se enfrentaram o Xbox One, da Microsoft, e o Playstation 4, da Sony. O que mais chamou a atenção dos brasileiros, contudo, foi o preço deste segundo – a indiscreta quantia de R$ 3.999.

Leia mais.


Músicas nas manifestações

Milhares de brasileiros ocuparam as ruas de diversas cidades do país em meados de junho para protestar, em um movimento iniciado em São Paulo contra aumentos nas tarifas de ônibus. As passeatas inspiraram, como em outros tempos, músicos que criaram novas canções de protesto. Seu Jorge juntou-se a Gabriel Moura para cantar “CHEGA (Não é pelos vinte centavos)”, enquanto Tom Zé fez “Povo Novo”. O RPM cantou a “Primavera Brasileira”, e o Capital Inicial comemorou em “Viva a Revolução”.

Leia mais.


Sharknado

Um filme de baixo orçamento sobre três tornados que arrastam um monte de tubarões para a cidade de Los Angeles. Apesar de tudo, Sharknado, exibido nos Estados Unidos pelo canal SyFy e estrelado por Tara Reid e Ian Ziering (Beverly Hills, 90210), foi um fenômeno nas redes sociais. Tanto que uma continuação já está sendo pensada – e o alvo em Sharknado 2 será Nova York.

Leia mais.


Casamento Vermelho

O casamento mais comentado do ano não foi de nenhuma celebridade internacional nem de alguma realeza europeia, mas entre Edmure Tully, das Terras Fluviais, e a jovem Roslin Frey. O mundo de Westeros virou do avesso após os acontecimentos do Casamento Vermelho no episódio “The Rains of Castamere”, o nono e penúltimo na terceira temporada de Game of Thrones. Entre os convidados estavam Catelyn Stark e seu filho, Robb, que não tiveram uma noite feliz.

Leia mais.


Kendrick Lamar em "Control"

Kendrick Lamar já tinha atraído muitas atenções em 2012 com o muito elogiado disco Good Kid, M.A.A.D City, mas foi ao participar de uma faixa alheia neste ano que chacoalhou o mundo do rap. Em agosto, ele versou em “Control”, de Big Sean, se autodeclarando o Rei de Nova York e afirmar que ninguém em sua geração é páreo para ele, citando nominalmente rappers como Drake, J Cole, Meek Millz, A$AP Rocky, Tyler The Creator, e até o próprio Big Sean. As respostas foram instantâneas, e houve desde quem concordasse com Kendrick até quem o considerasse um lunático. A verdade é que tudo o que ele queria era reacender uma rivalidade que sempre fez parte do mundo do hip-hop – e conseguiu.

Leia mais.


Fim de Breaking Bad

Uma das maiores séries televisivas da história chegou ao fim em 2013. Walter White, o professor de química transformado em supertraficante de metanfetamina, finalmente conheceu seu destino em setembro, quando foi ao ar o último episódio de Breaking Bad. Ao som de “Baby Blue”, canção de 1971 do Badfinger, a câmera se distanciou do protagonista em um fim igualmente melancólico e inesquecível. Os fãs da série, contudo, ganharam uma boa notícia – o advogado Saul Goodman ganha em 2014 a sua própria série, Better Call Saul, que deve ir ao ar entre agosto e outubro.

Leia mais.


Justin Bieber no Brasil

Desde o início, 2013 foi um ano cheio de confusões para Justin Bieber. Brigas com vizinhos, flagrantes de drogas em ônibus de turnê, fotos privadas caídas na internet e até o macaco de estimação confiscado na Alemanha foram, no entanto, apenas um aquecimento para a passagem do jovem ídolo pela América Latina. No Brasil, ele encerrou show antes do previsto em São Paulo ao ser atingido por um objeto da plateia, grafitou muros cariocas e conheceu uma tal de Tati Neves, alçada ao posto de webcelebridade internacional depois de filmar o cantor em cochilo pós-farra.

Leia mais.


A mãe de How I Met Your Mother

Foram anos de espera e já havia quem duvidasse de que a mãe de How I Met Your Mother realmente apareceria. Mas foi em maio deste ano, depois de 184 episódios, que a atriz Cristin Milioti foi introduzida como a aguardada personagem. Ela agora aparece na atual e última temporada da série, mas deve ser a protagonista mesmo do spin-off How I Met Your Dad, a ser exibido já em 2014.

Leia mais.


Surpresa de Beyoncé

Durante todo o ano se falou na possibilidade de um novo disco de Beyoncé, mas enquanto 2013 chegava ao fim, ninguém mais pensava nisso. Eis que, arriscando uma estratégia inédita, a cantora lançou, de uma só vez, não apenas 14 faixas de um novo disco, mas também videoclipes para cada uma das canções. O quinto álbum da cantora, em menos de uma semana, teve mais de 800 mil cópias digitais vendidas e bateu recorde no iTunes.

2013 foi mesmo um ano em que artistas resolveram experimentar novos modelos para lançarem seus álbuns. Jay Z também inovou ao distribuir seu disco Magna Carta... Holy Grail com exclusividade e gratuitamente aos usuários de aparelhos da linha Samsung Galaxy. O Daft Punk investiu no hit “Get Lucky” e teve até comercial no Saturday Night Live, enquanto o Arcade Fire espalhou grafites por diversas cidades da América do Norte para promover o álbum Reflektor.

Leia mais.