Morre fundadora da agência de modelos Ford Models

Eileen Ford tinha 92 anos e estava hospitalizada há uma semana; causa da morte ainda não foi divulgada

Redação Publicado em 10/07/2014, às 18h24 - Atualizado às 19h49

Eileen Ford
Marty Lederhandler/AP

Eileen Ford, cofundadora da agência de modelos Ford Models, morreu nessa quarta-feira, 9, de acordo com uma representante do grupo (por meio do site da revista People). Eileen – que fundou a empresa em 1946 ao lado do marido, Gerald Ford – foi considerada uma das pioneiras na criação de agências de top models.

Morre o dono da Ford Models.

“Somos extremamente orgulhosos e estamos agradecidos pelo espírito revolucionário e pelos valores que ela incutiu na Ford Models”, diz o comunicado emitido pela empresa. De acordo com o site da People, Eileen estava hospitalizada há uma semana, após sofrer uma queda no apartamento dela, em Nova York.

Gwyneth Paltrow se veste de Audrey Hepburn e Madonna em campanha; veja as fotos.

A Ford Models foi a primeira empresa que, em 1974, propôs um contrato de exclusividade entre uma modelo, Lauren Hutton, e uma marca, a Revlon. Desde então, a empresa representou diversas top models e celebridades, entre elas a brasileira Xuxa Meneghel. Nos anos 80, fundou o concurso "Supermodels of the World", que reúne modelos do mundo inteiro em uma disputa por um contrato com a empresa.

Entre as top models das quais Eileen comandou a carreira estão Naomi Campbell, Christy Turlington, Jean Shrimpton, Lauren Hutton, Brooke Shields, entre outras. No comunicado emitido pela Ford Models, estão frases como “As contribuições dela para a indústria de modelos e da moda são incomparáveis”, e uma definição dela como “pioneira e ícone da indústria”. Eileen começou na profissão durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto seu marido estava servindo em um cargueiro na Ásia.