Músicas dedicadas a Nelson Mandela

Redação Publicado em 05/12/2013, às 22h16 - Atualizado às 22h32

Galeria - músicas Mandela - abre
AP

“Ordinary Love” – U2

A mais recente canção dedicada a Mandela foi divulgada pelo U2 esta semana. “Ordinary Love" foi composta para o longa Mandela: Long Walk to Freedom, que por enquanto ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. “Quando pedi a eles para considerar compor a música para o filme, foi o ‘sim’ mais ligeiro que já ouvi”, disse o produtor Harvey Weinstein à Rolling Stone EUA. "A banda viu vários cortes do longa e trabalhou duro para escrever uma música que realmente refletisse Nelson Mandela. Acho que fizeram um trabalho brilhante homenageando o homem e o líder que conhecem há mais de 20 anos."


“Free Nelson Mandela” – The Special AKA

A canção, altamente política, fez muito barulho em 1984 e tornou-se um hino de protesto. Tem inspiração no movimento popular que pedia a soltura de Mandela, que ficou preso entre 1962 e 1990. A faixa ganhou duas “atualizações” para celebrar os aniversários de 70 e 90 anos dele.


"46664 (Long Walk to Freedom)" – Joe Strummer e Bono

O número ficou famoso tanto por ser o número de prisão de Mandela quanto por ter batizado a campanha dele, a partir de 2002, de luta contra a Aids. A música foi composta em uma parceria entre Joe Strummer e Bono logo antes da morte de Strummer.


“Sun City” - Artists United Against Apartheid

O projeto de 49 artistas, liderados pelo músico (e ator) Steven van Zandt, da E Street Band, protestou contra o sistema de apartheid. O título da música tem a ver com o resort e cassino Sun City, na África do Sul, que recebeu performances de diversos artistas internacionais. Nesta música, os colaboradores do projeto se comprometem a nunca se apresentar no local como forma de protesto.


"Johanesburg" - Gil Scott-Heron

Em 1975, quando a política do apartheid imperava na África do Sul, Heron fez a música falando sobre a censura à informação no país.


"House of Exile" - Lucky Dube

A homenagem a Mandela foi composta em 1990, quando ele foi libertado. Lucky Dube foi um dos maiores músicos da África do Sul.


“Bring Him Back Home" - Hugh Masekela

O trompetista sul-africano fez a música em 1987. Ela se tornou mais um hino importante do movimento para a libertação do ativista. O single se tornou um hit.