20 anos da internet: veja dez filmes sobre a web

Redação Publicado em 30/04/2013, às 16h42 - Atualizado às 20h19

A Rede Social
Reprodução

O cada vez mais onipresente Google chama inevitavelmente a atenção de documentaristas. O francês Gilles Cayatte fez Google: Fábrica de Ideias (ao lado), que no Brasil foi exibido pelo canal GNT. Antes dele o holandês IJsbrand van Veelen fez Google Behind the Screen.
O Google também é idealizado quando se trata de local de trabalho. Um emprego na empresa é um dos sonhos contemporâneos e este é o tema de nova comédia escrita por Vince Vaughn, que estrela Os Estagiários ao lado de Owen Wilson.
O Facebook dominou a internet e também conquistou o Oscar em 2010 quando o filme de David Fincher sobre Mark Zuckerberg venceu em três categorias e foi indicado em outras cinco. A Rede Social é o filme sobre a internet mais bem-sucedido comercialmente.
Em A Rede Social, Sean Parker é coadjuvante na pele de Justin Timberlake. Mas o fundador da Napster, ao lado de Shawn Fanning, é figura central não apenas na história da internet como na história da música e da cultura contemporânea, como mostra o documentário Downloaded.
O advento das mídias sociais mudou a forma como as pessoas se relacionam na internet. Nev Schulman conversava com uma mulher na internet e descobriu que, na verdade, se tratava de uma outra pessoa. Ele narrou a história no documentário Catfish, que virou série televisiva pela MTV.
O mundo da tecnologia estava exaltado na virada do milênio. O Netscape ainda sobrevivia como um dos principais navegadores do mundo, mas seus executivos já previam as mudanças no mercado e correram para se adaptar. O momento turbulento foi registrado por David Winton no documentário Code Rush.
O Pirate Bay existe desde 2003. Desde então, ele é perseguido por autoridades que não se conformam com a facilidade com que usuários podem compartilhar arquivos gratuitamente. A vida dos três fundadores do site sueco, Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm, foi acompanhada pelo diretor Simon Klose para o documentário TPB AFK (a legenda em português está disponível).
Kaleil Isaza Tuzman chegou a ser um dos homens mais importantes do mundo à frente do site govWorks no fim da década de 90. A bolha da internet no ano 2000, entretanto, o levou à falência, assim como a muitos outros, em história narrada no documentário Startup.com, de Jehane Noujaim e Chris Hegedus.
Poucos nomes na história da internet são tão controversos quanto Julian Assange. O fundador do Wikileaks se tornou uma figura pop e foi tema, junto à sua criação, de muitos documentários nos últimos anos, como Wikirebels, produzido pelo canal sueco SVT.
Da forma mais comercial possível a “ameaça virtual” surgida com os hackers foi levada aos cinemas em Hackers, ficção de 1995. Jonny Lee Miller interpreta o jovem Dade Murphy, um hacker que descobre que há no mundo muitos outros assim como ele, inclusive a bela Kate, personagem de Angelina Jolie.