Os melhores clipes de 2013, segundo os leitores da Rolling Stone Brasil

Redação Publicado em 26/12/2013, às 09h25

Foi acirrada a disputa pelo título de melhor clipe de 2013 na eleição feita pelos leitores da Rolling Stone Brasil. Veja a seguir quais foram os vencedores.
Reprodução

10º - “Mind Your Manners” – Pearl Jam

Logo depois da passagem pelo Brasil, o Pearl Jam lançou novo disco, Lightning Bolt, o décimo na história da banda. O primeiro clipe foi “Mind Your Manners”, com direção de Danny Clinch, com uma interessante mistura de imagens de arquivo, projeções e animações.


9º - “The Stars (Are Out Tonight)” - David Bowie

David Bowie pegou todo mundo de surpresa ao anunciar no início do ano um novo trabalho, o primeiro depois de dez anos sem novidades. The Next Day foi um dos grandes discos do ano, e o clipe feito para “The Stars (Are Out Tonight)”, cheio de referências religiosas, contou com a participação da atriz Tilda Swinton.


8º - “Instant Crush” – Daft Punk

Os fãs já estavam com saudades do Daft Punk, e após uma grande campanha comercial o disco Random Access Memories foi lançado. Com ele diversos hits, como “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance”, que fizeram muita gente dançar durante o ano. A faixa “Instant Crush” também ganhou um clipe caprichado, com a participação de Julian Casablancas em uma versão boneco.


7º - “Across the Sea” – Selton

Outro clipe nacional bem votado pelos leitores da Rolling Stone Brasil foi “Across the Sea”, do Selton, que, entre outras loucuras, mostra o baterista da banda, Daniel Plentz, sendo torturando em uma espécie de realidade alternativa.


6º - “Roar” – Katy Perry

Outra estrela internacional que lançou disco em 2013 foi Katy Perry, que disputou o primeiro lugar das paradas com Prism. O primeiro hit foi “Roar”, que evoca cânticos animalescos e ganhou um divertido clipe com a cantora no papel de uma espécie de Tarzan do mundo pop.


5º - “Wrecking Ball” – Miley Cyrus

Miley Cyrus foi uma das personalidades do ano, mostrou a língua para todo mundo e se consagrou como a embaixadora do twerking. Ela também fez música – o disco Bangerz foi lançado, e nele a música “Wrecking Ball”, que ganhou clipe dirigido por Terry Richardson – com a cantora sem roupa, claro.


4º - “Mirrors” - Justin Timberlake

Justin Timberlake voltou para a música depois de anos de dedicação ao cinema, e foi como se ele não tivesse sequer saído. O astro lançou dois álbuns dos mais premiados do ano e fez belos clipes, como o delicado “Mirrors”.


3º - “Like a Rolling Stone” – Bob Dylan

Foram necessários 48 anos até que o clássico “Like a Rolling Stone”, de Bob Dylan, ganhasse um clipe. E foi feito um belo trabalho, com ferramentas interativas que simulam canais televisivos, sendo que em todos eles a canção está sempre sendo cantada por alguém.


2º - “Um Dia a Gente se Encontra” – Charlie Brown Jr.

Foi um ano difícil para os fãs de Charlie Brown Jr. O disco La Familia 013 foi lançado apesar das mortes de Chorão e Champignon, e Alexandre Abrão, filho do vocalista, foi quem comandou a homenagem no clipe de “Um Dia a Gente se Encontra”.


1º - “Applause” – Lady Gaga

Não teve jeito. A vencedora foi mesmo, para os leitores do site, Lady Gaga, que depois de um ano anunciando seu disco ARTPOP finalmente lançou o novo trabalho, e reuniu um monte de referências no clipe de "Applause", o primeiro single do álbum.