Pearl Jam bom de cover: nove grandes versões feitas pela banda de Eddie Vedder

Redação Publicado em 30/09/2017, às 10h00

Pearl Jam - galeria covers
Amy Harris/Invision/AP

"(Sittin' on) the Dock of the Bay"

O grande soulman Otis Redding lançou várias canções que se tornaram clássicas durante sua breve carreira, mas nenhuma bateu esta música. "(Sittin' on) the Dock of the Bay" chegou ao primeiro lugar logo depois da morte dele, ocorrida em dezembro de 1967. A balada reflexiva caiu bem na voz de Eddie Vedder.


"Baba O'Riley"

Um das mais expressivas canções do álbum Who's Next, lançado em 1971 pelo The Who, "Baba O'Riley" é regularmente executada pelo Pearl Jam em seus shows. Aqui, a banda é vista tocando a faixa no Madison Square Garden, em Nova York.


"Last Kiss"

Quem era vivo no ano de 1999, certamente conhece “Last Kiss”, mega-hit tirado da coletânea beneficente No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees. Já a versão original, gravada em 1964 por J. Frank Wilson and the Cavaliers, é bem menos difundida. Vale, então, recordar o registro de sucesso do Pearl Jam e a gravação original do grupo sessentista.


“You’ve Got to Hide Your Love Away”

Canção do filme e do disco Help! (1965), “You’ve Got to Hide Your Love Away” foi um das primeiras composições dos Beatles a ter uma influência marcante do trabalho de Bob Dylan. Tanto o Pearl Jam quanto Eddie Vedder em carreira solo às vezes tocam a canção, respeitando o verniz acústico dela. A gravação de estúdio de Vedder foi incluída na trilha do filme Uma Lição de Amor (2001).


"I Believe in Miracles"

Fã dos Ramones, Eddie Vedder foi “padrinho” da introdução da banda ao Hall da Fama do Rock and Roll, em 2002. Vez ou outra, o Pearl Jam toca alguma cover dos icônicos punks de Nova York, a exemplo desta versão energética da clássica "I Believe in Miracles", executada em São Paulo, em 2005.


"Redemption Song"

Eddie Vedder e companheiros de banda ocasionalmente executam esta faixa transcendental vinda da pena de Bob Marley. Esta versão é particularmente especial, pois conta com a participação de Beyoncé. O registro foi feito em 2015, no Global Citizen Festival.


"25 Minutes to Go"

A canção escrita por Shel Silverstein e gravada em 1962 por Johnny Cash relata os derradeiros 25 minutos de vida de um prisioneiro antes de seu enforcamento. No palco, o Pearl Jam segue o andamento da gravação original do Homem de Preto.


"Can't Help Falling In Love With You"

Elvis Presley é um dos ídolos de Eddie Vedder. Neste show em Las Vegas, cidade onde o Rei se apresentou por muitos anos com enorme êxito, o Pearl Jam executa a balada "Can't Help Falling In Love With You", do filme Feitiço Havaiano (1961).


"Whip It"

Em 2009, na Filadélfia, em uma apresentação realizada durante as festividades do Halloween, o Pearl Jam homenageou o Devo. Para tocar "Whip It", a banda até usou macacões similares aos dos pioneiros da new wave.