Desenhos e clipes: relembre 15 vídeos feitos com animação

Redação Publicado em 26/09/2012, às 19h25 - Atualizado às 19h28

Jack Johnson - Upside Down

Em “Take On Me”, do a-ha, um personagem de história em quadrinhos convida a leitora a entrar no seu mundo para que possam assim viver uma tumultuada história de amor.
O sucesso do clipe de “Você Pode Ir na Janela” foi tanto que o gatinho do clipe ficou mais famoso que os músicos do Gram, e a banda passou a ser conhecida como “aquela do gatinho”.
Para protagonizar o clipe da música “Californication”, os integrantes do Red Hot Chili Pappers passaram por uma criativa transformação em personagens de videogame e exploram diversos cenários inspirados em jogos do final da década de 90.
Como fazer um clipe de Tupac Shakur se ele está morto? Simples: basta transformá-lo em um desenho animado. E em sua versão animada o rapper pôde continuar a rimar e a viver rodeado de mulheres.
Se o Gram apostou em uma dupla de gatinhos para comover o público, Frejat escolheu um pequeno e indefeso cachorro para estrelar seu clipe de “Túnel do Tempo”, lançado depois de o cantor já ter experimentado a tecnologia no clipe de “Segredos”.
Os Beatles conseguem entrar em qualquer lista, e nesta eles merecem estar porque não fizeram um clipe, mas um filme inteiro. Yellow Submarine é recheado da psicodelia simpática que acompanhou a banda nesta época, como pode ser conferido neste trecho de “Lucy in the Sky with Diamonds”.
Gatinho para o Gram, cachorro para o Frejat, e que tal um macaco? Se não for suficiente, o companheiro de Jack Johnson em “Upside Down” apresenta ao cantor uma selva inteira, com direito a zebras, hipopótamos e flamingos.
A história do homem de lata que se apaixona por uma mulher de verdade comoveu muita gente com o clipe de “Na Sua Estante”, da Pitty. Também, pudera, se não bastasse o protagonista se matar de ciúme ele ainda foi transformado em bicicleta.
Alguns músicos desta lista utilizam a animação para colocar animais no clipe. Mas neste os animais são os próprio artistas – o Gorillaz, responsável por diversos vídeos divertidos, como o de “Feel Good Inc”.
Em seu álbum Disco do Ano, Zeca Baleiro refletiu sobre as relações contemporâneas e sobre as redes sociais. E é exatamente uma típica história de amor dos dias de hoje que é retratada no clipe de “Meu Amigo Enock”.
Muito antes do Gorillaz, banda formada por desenhos animados, o Archies já habitava o universo animado como a banda fictícia que levava para a televisão as canções do músico Ron Dante.
O ritmo rápido e sombrio de “Breaking The Habit”, do Linkin Park, foi bem traduzido para o vídeo, que mostra todo um novo mundo em uma visão apocalíptica.
A trágica história do povoado de Canudos e de Antônio Conselheiro foi escolhida para ser retratada no clipe de “Súplica Cearense”, d'O Rappa, mesmo que na verdade o local da histórica batalha tenha sido não no Ceará, mas na Bahia.
Divertidas e exageradas intervenções animadas são colocadas em um dia comum da protagonista interpretada por Zooey Deschanel, que descobre, por exemplo, que a academia é na verdade um centro de tortura.
A melancolia da letra cantada pela banda Eddie e Karina Buhr ganhou tradução nas cenas do clipe de “Eu Tô Cansado Dessa Merda”, que vê o mundo cheio de tristeza e desesperança.