Rita Lee ao vivo em diferentes momentos da carreira

Redação Publicado em 24/01/2012, às 16h42 - Atualizado às 17h25

Rita Lee
Thais Azevedo

Conforme a cantora explicou posteriormente no Twitter, está se afastando da vida de turnês pois sua saúde não permite mais tantos esforços. Mas isso não quer dizer que abandonará a música totalmente. No próximo dia 28, será a última chance de ver a cantora de 64 anos ao vivo. No vídeo ao lado, Rita faz o anúncio e emociona a plateia, que começa a entoar o nome dela.
Os Mutantes cantando “Bat Macumba” e “Panis et Circencis” ao vivo na TV francesa em 1969. Rita tinha 20 e poucos anos à época, e lidava com o sucesso estrondoso dos Mutantes, que alcançou até o Velho Continente. As duas canções integram o seminal disco Tropicália ou Panis et Circencis.
Rita Lee com o grupo Tutti Frutti, cantando uma composição sua, “De Pés no Chão”, no Teatro Bandeirantes (1974). O Tutti Frutti foi um grupo formado no começo da década de 70, que serviu de apoio para Rita depois que ela saiu dos Mutantes.
Aqui, ela canta “Lança Perfume” em um programa italiano da TV RAI, no começo dos anos 80 (conforme o penteado indica). O single é de 80, assim como o disco que integra, Rita Lee. O álbum levava o nome da cantora, mas esta música se tornou tão popular que o trabalho passou a ser conhecido como Lança Perfume.
Cantando “Miss Brasil 2000” no Rock in Rio de 1985. A faixa é do quarto e último disco de Rita com o Tutti Frutti, Babilônia. Na ocasião, o show marcava o retorno dela, pois a cantora não fazia apresentações havia dois anos e voltou a subir ao palco na primeira edição do festival, que hoje é um dos maiores do mundo.
Rita Lee abrindo para os Rolling Stones, cantando “Ôrra Meu”, no Maracanã, em 1995. Pouco antes disso, tinha passado por um dos momentos mais difíceis da vida. Foi parar no hospital para fazer lavagem estomacal por causa de uma overdose de antidepressivos e calmantes.
Gravação do Acústico MTV, em 1998. Rita canta ao lado de Cássia Eller “Luz del Fuego”, faixa que gravou primeiramente no disco Fruto Proibido, de 1975. Esse CD/DVD foi sucesso de vendas e de crítica, à época, e a versão voltou a ter destaque alguns anos mais tarde, com a morte de Cássia.
“Agora Só Falta Você” na segunda edição do Rolling Stone Live, em junho de 2011. Na ocasião, a cantora destacou seus maiores hits, tendo encantando o público com canções como "Ovelha Negra", "Lança Perfume", "Mania de Você" e "Erva Venenosa".