Rock em tempos de MTV: dez vídeos essenciais do Guns N’ Roses

Redação Publicado em 26/09/2017, às 12h47 - Atualizado às 12h56

Axl Rose - Patience
Reprodução

“Welcome to The Jungle”

A força da MTV na década de 1980 era um fator que podia levar uma banda do anonimato ao estrelato em questão de poucos meses. Isso aconteceu quando o canal apresentou “Welcome to The Jungle”. No começo do clipe, Axl é um rapaz do interior que desembarca em Los Angeles. Em seguida, é abordado por um traficante, interpretado pelo guitarrista Izzy Stradlin. O cantor vai parar em uma sala com inúmeros monitores de TV, passando por uma lavagem cerebral. Durante o clipe, a banda aparece em um palco, dublando a canção. O impacto do vídeo foi poderoso, fazendo o Guns começar a virar febre nos Estados Unidos.


“Paradise City”

Dirigido por Nigel Dick, o vídeo de “Paradise City” foi filmado durante uma apresentação da banda no Giants Stadium, em Nova Jersey, quando excursionaram com o Aerosmith. As sequências coloridas mostram o Guns dublando a canção no palco. Já as tomadas em preto e branco focalizam os bastidores, com o quinteto relaxando e se preparando para tocar. Todo o entusiasmo do público de 77 mil pessoas também é registrado. Até hoje, o clipe exerce um forte apelo nostálgico, já que, nessa época, o Guns estava no auge.


“Sweet Child O’ Mine”

Até hoje um dos mais populares vídeos do Guns N’ Roses, o registro visual de “Sweet Child O’ Mine” foi filmado no Huntington Ballroom, em Huntington Beach, durante um ensaio da banda. O clipe é extremamente simples, mostrando o quinteto dublando a canção, além de algumas sequências de bastidores. Os integrantes da banda também são vistos com as namoradas. Existe um clipe alternativo de “Sweet Child O’ Mine”, com tomadas um pouco diferentes. Para atender a exigências da MTV, a faixa foi ligeiramente editada durante o solo de Slash.


“Patience”

Essa balada acústica do disco G N' R Lies também ganhou um clipe bastante popular, filmado em 1989 no Ambassador Hotel, em Los Angeles, com algumas cenas adicionais captadas no estúdio Record Plant, também localizado na cidade. Nas cenas do hotel, os integrantes são vistos acompanhados por atraentes modelos. Em um momento, Slash aparece com sua cobra de estimação, chamada Pandora. Esse foi o último clipe com a participação do baterista Steven Adler, embora ele não tenha tocado na versão de estúdio da canção.


“Live and Let Die”

O bem-sucedido cover da canção de Paul McCartney com o Wings recebeu um tratamento visual dinâmico e frenético. Em “Live and Let Die”, presenciamos uma colagem de cenas do Guns N’ Roses no palco na época do lançamento dos discos Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. Esse foi o último vídeo com a participação do guitarrista Izzy Stradlin.


“You Could Be Mine”

Enquanto a banda toca a faixa que foi apresentada no filme O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, o T-800 Terminator, interpretado por Arnold Schwarzenegger, se infiltra em um show da banda com a missão de executar seus integrantes. Porém, ao encontrá-los depois do show, o androide encara os músicos e os deixa passar. O bom humor se faz presente no final, quando Arnold encara Axl, e surge na tela a legenda: “desperdício de munição”.


“Don’t Cry”

Essa longa balada de Use Your Illusion I ganhou um clipe com produção hollywoodiana. É o primeiro de uma trilogia que depois incluiu “November Rain” e “Estranged”. No vídeo, Axl vive momentos de conflito com sua namorada na época, a modelo Stephanie Seymour. Enquanto a banda dubla a faixa, aparecem cenas enigmáticas, em que o cantor tem uma crise de identidade. Axl também vai se consultar com uma bela psiquiatra. Em outro momento, Slash, acompanhado por uma loira, dirige um Shelby GT350 1966, e o automóvel cai de um penhasco. Mas o músico sobrevive e ainda faz um solo de guitarra.


“November Rain”

O segundo vídeo da trilogia que retratava os conflitos amorosos de Axl Rose teve um orçamento de cerca de U$ 1 milhão. Mas valeu o investimento: com esse vídeo, “November Rain” tornou-se uma das faixas de maior sucesso de Use Your Illusion I. As imagens mostram Axl se casando com Stephanie Seymour, sua namorada da vida real, em uma cerimônia suntuosa, com a presença dos outros membros da banda. Mas a felicidade é quebrada quando cai a “chuva de novembro” e estraga toda a festa dos recém-casados. No final, o caixão com o corpo de Stephanie sai de uma igreja e é levado para um funeral. Enquanto tudo isso acontece, a banda executa a canção (Axl ao piano), em sequências gravadas no Orpheum Theatre, em Los Angeles.


“Estranged”

A dramática “Estranged” fecha a trilogia de clipes grandiosos sobre os traumas românticos de Axl Rose. Mas, diferente de “Don’t Cry” e “November Rain”, Stephanie Seymour não aparece. No vídeo, fica claro que o cantor está sofrendo com uma separação. Em uma das cenas, Axl chega a tentar o suicídio, atirando-se ao mar, mas acaba sendo salvo por um grupo de golfinhos misericordiosos. Em seguida, Slash surge no meio do oceano e executa o solo com sua tradicional Gibson Les Paul. Assim como em “Dead Horse”, Axl veste a polêmica camiseta com a estampa do serial killer Charles Manson.


“Since I Don’t Have You”

O principal single do álbum "The Spaghetti Incident?" foi essa canção romântica e nostálgica. O vídeo é enigmático, e tem uma produção relativamente barata. Enquanto Axl e os outros integrantes da banda são vistos acompanhados de modelos deslumbrantes, uma figura demoníaca e sarcástica, interpretada pelo ator Gary Oldman, aparece para aparentemente zombar e atrapalhar o romance dos músicos. Esse foi o último clipe com a participação de Duff McKagan, Slash, Matt Sorum e Gilby Clarke.